CONCEPÇÕES DOS EX-ALUNOS ACERCA DA CIDADANIA DOCENTE UNIVERSITÁRIA – UMA PERSPECTIVA LUSO-BRASILEIRA.

Armênio Rego, Dálcio Reis

Resumo


Este artigo mostra de que forma os alunos diplomados valorizam os comportamentos de cidadania dos seus antigos docentes. Estes comportamentos são explicitados em quatro dimensões: O comportamento participativo que representa a promoção do diálogo e o fomento da participação dos estudantes no processo pedagógico; A orientação prática  que reflete a preocupação pedagógica do docente em ilustrar a explanação das matérias com exemplos práticos e interessantes para a vida dos estudantes; a consciência pedagógica  que diz respeito aos comportamentos reveladores de uma postura preocupada com o exercício rigoroso da função docente (por exemplo, preparar bem as aulas, ser exigente, dar as aulas com rigor e seriedade); a cortesia  ou falta dela que representa um tratamento respeitador (ou não) dos estudantes.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v3i7.4867

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