OSVALDO SANGIORGI E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL

Wagner Rodrigues Valente

Resumo


Este texto analisa a singularidade da recepção no Brasil de propostas internacionais para modificação do ensino de matemática na segunda metade do século XX. Em meio ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna – MMM, o estudo destaca a participação do professor Osvaldo Sangiorgi nos processos de apropriação de um ideário construído alhures, que promove alterações profundas na matemática escolar das salas de aula brasileiras.

Texto completo:

PDF

Referências


BELHOSTE, B. et al. Les sciences au lycée: um siècle de reformes des mathématiques et de la physique en France et à l´étranger. Paris: INRP, 1996.

BETH, E. Réflexions sur l´organisation et la méthode de l´enseignement mathématique. In: PIAGET, J. et al. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955. p. 45-46.

BETH, E. W. Les fondements logiques des mathématiques. Paris: Gauthier-Villars, 1955.

BORGES, R. A. S. A matemática moderna no Brasil: as primeiras experiências e propostas de seu ensino. 2005. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós- Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, São Paulo, 2005.

BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. 1989. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 1989.

CARVALHO, M. M. C. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, J. et al. História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Colibri, 2006, p. 141-175.

CHOQUET, G. Sur l´enseignement de la géométrie élémentaire. In: PIAGET, J. etal. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955. p. 75-76.

CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2., Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, RS: Gráfica da Universidade do Rio Grande do Sul, [1957], 1959a. p. 272-399.

CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 3., 1959, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CADES-MEC, 1959b. p. 214-225.

D´AMBROSIO, B. The dynamics and consequences of the modern mathematics reform movement for Brazilian mathematics education. 1987. 298 f. Thesis (Doctor in Education) – Indiana University, Estados Unidos, 1987.

DIEUDONNÉ, J. L´abstraction en mathématique et l´évolution de l´algèbre. In: PIAGET, J. et al. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955. p. 48-61.

FRANCHI, A. Compreensão das situações multiplicativas elementares. 1995. 232 f. Tese (Doutoramento em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.

GEEM. Matemática moderna para o ensino secundário. São Paulo: USP, 1962.

GUIMARÃES, H. M. Por uma matemática nova nas escolas secundárias: perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In:

MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Da Vinci / CAPES-GRICES, 2007, p. 21-45.

GUIMARÃES, L. As cores na mídia: a organização da cor-informação

no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003. INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA. Notícias do IBECC. São Paulo: IBECC, 1962.

LICHNEROWICZ, A. Introduction de l´esprit de l´algèbre moderne dans l´algèbre et la géométrie élémentaire. In: PIAGET, J. et al. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955. p. 66-74.

NAKASHIMA, M. O papel da imprensa no Movimento da Matemática Moderna. 2007. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, São Paulo, 2007.

PIAGET, J. et al. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955.

SANGIORGI, O. Cursos de verão. Atualidades pedagógicas. São Paulo: Nacional. 1960. p. 7-12.

______. Matemática: curso moderno. São Paulo: Nacional, 1963. v. 1.

VALENTE, W. R. (Org.). Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. São Paulo: Annablume/CNPq (no prelo).

______. Euclides Roxo e a modernização do ensino da matemática no Brasil. Brasília: UnB, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v8i25.3724

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat