OSVALDO SANGIORGI E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3724Résumé
Este texto analisa a singularidade da recepção no Brasil de propostas internacionais para modificação do ensino de matemática na segunda metade do século XX. Em meio ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna – MMM, o estudo destaca a participação do professor Osvaldo Sangiorgi nos processos de apropriação de um ideário construído alhures, que promove alterações profundas na matemática escolar das salas de aula brasileiras.Téléchargements
Références
BELHOSTE, B. et al. Les sciences au lycée: um siècle de reformes des mathématiques et de la physique en France et à l´étranger. Paris: INRP, 1996.
BETH, E. Réflexions sur l´organisation et la méthode de l´enseignement mathématique. In: PIAGET, J. et al. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955. p. 45-46.
BETH, E. W. Les fondements logiques des mathématiques. Paris: Gauthier-Villars, 1955.
BORGES, R. A. S. A matemática moderna no Brasil: as primeiras experiências e propostas de seu ensino. 2005. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós- Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, São Paulo, 2005.
BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. 1989. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 1989.
CARVALHO, M. M. C. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, J. et al. História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Colibri, 2006, p. 141-175.
CHOQUET, G. Sur l´enseignement de la géométrie élémentaire. In: PIAGET, J. etal. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955. p. 75-76.
CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2., Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, RS: Gráfica da Universidade do Rio Grande do Sul, [1957], 1959a. p. 272-399.
CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 3., 1959, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CADES-MEC, 1959b. p. 214-225.
D´AMBROSIO, B. The dynamics and consequences of the modern mathematics reform movement for Brazilian mathematics education. 1987. 298 f. Thesis (Doctor in Education) – Indiana University, Estados Unidos, 1987.
DIEUDONNÉ, J. L´abstraction en mathématique et l´évolution de l´algèbre. In: PIAGET, J. et al. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955. p. 48-61.
FRANCHI, A. Compreensão das situações multiplicativas elementares. 1995. 232 f. Tese (Doutoramento em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
GEEM. Matemática moderna para o ensino secundário. São Paulo: USP, 1962.
GUIMARÃES, H. M. Por uma matemática nova nas escolas secundárias: perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In:
MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Da Vinci / CAPES-GRICES, 2007, p. 21-45.
GUIMARÃES, L. As cores na mídia: a organização da cor-informação
no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003. INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA. Notícias do IBECC. São Paulo: IBECC, 1962.
LICHNEROWICZ, A. Introduction de l´esprit de l´algèbre moderne dans l´algèbre et la géométrie élémentaire. In: PIAGET, J. et al. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955. p. 66-74.
NAKASHIMA, M. O papel da imprensa no Movimento da Matemática Moderna. 2007. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, São Paulo, 2007.
PIAGET, J. et al. L´enseignement des mathématiques. Suisse: Delachaux & Niestlé S. A., 1955.
SANGIORGI, O. Cursos de verão. Atualidades pedagógicas. São Paulo: Nacional. 1960. p. 7-12.
______. Matemática: curso moderno. São Paulo: Nacional, 1963. v. 1.
VALENTE, W. R. (Org.). Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. São Paulo: Annablume/CNPq (no prelo).
______. Euclides Roxo e a modernização do ensino da matemática no Brasil. Brasília: UnB, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.