PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3640Resumo
O trabalho trata da natureza da pós-graduação a partir de suacondição substantiva de lugar de produção do conhecimento, razãopela qual precisa atribuir centralidade ao processo de pesquisa.Dessa condição decorrem exigências epistemológicas,metodológicas e técnicas bem como práticas e posturas acadêmicocientíficasa serem adotadas pelos integrantes da comunidade pósgraduanda,docentes e discentes, de modo a assegurar resultadosfecundos tanto na construção de conhecimento novo como naformação de novos pesquisadores. Na abordagem da vidaacadêmica na pós-graduação, destaca as questões relacionadas aoprocesso de orientação, do exame de qualificação e da elaboraçãoda dissertação ou da tese. Conclui defendendo que a lidecompetente, criativa e crítica com o conhecimento metódico esistemático é mediação imprescindível para se garantir igualmenteo compromisso da ciência com a construção da cidadania. Assim,argumenta ainda que, além de privilegiar temáticas socialmenterelevantes em suas linhas de pesquisa, os pós-graduandos, os seusdocentes e o próprio Programa, como sujeito social e coletivo que é, não podem perder de vista essa finalidade intrínseca eimanente do conhecimento: contribuir intencionalizadamente paraa emancipação dos homens, investindo nas forças construtivas daspráticas reais mediadoras da existência histórica.Downloads
Referências
ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 53-61, 1991.
BICUDO, M. A. V. et al. Pensando a Pós-Graduação em educação. Piracicaba: Editora da Unimep, 1993.
BRANDÃO, Z. A pesquisa em educação e o impacto do crescimento da Pós-Graduação no Brasil. Em Aberto, n. 31, p. 25-30, 1986.
CAPES. Reformulação do sistema de avaliação da Pós-Graduação: o modelo a ser implantado na avaliação de 1998. Brasília: CAPES, 1997. (Documento interno).
______. Portaria 47/95, de 17 de outubro de 1995: implantação dos mestrados profissionais. Infocapes, dezembro de 1995.
______. Portaria 80/98, de 16 de dezembro de 1998: reconhecimento dos mestrados profissionais. Brasília: CAPES, 1999.
CUNHA, L. A. Pós-Graduação em educação: no ponto de inflexão? Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 63-67, 1991.
______. Os (des)caminhos da pesquisa na Pós-Graduação em Educação. In: SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 1., 1979, Brasília. Anais... Brasília: MEC/CAPES, 1979. p. 3-15.
FAVERO, O. A produção e a disseminação do conhecimento na área de educação. Boletim Anped, n. 1, p. 44-50, 1987.
GATTI, B. A Alternativas metodológicas para a pesquisa educacional: conhecimento e realidade. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p. 3-14, 1982.
GOERGEN, P. A pesquisa educacional no Brasil: dificuldades, avanços e perspectivas. Em Aberto, n. 31, p. 1-18, 1986.
GOUVEIA, A. J. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 1, p. 1-20, 1970.
______. A pesquisa sobre educação no Brasil: de 1970 para cá. Cadernos de Pesquisa, n. 19, p. 75-79, 1976.
KÜNZER, A. A. Z. A pesquisa em educação no Brasil: algumas considerações. Em Aberto, n. 31, p. 19-23, 1986.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUNA, S. V. O falso conflito entre tendências metodológicas. Cadernos de Pesquisa, n. 66, p. 70-74, 1988.
MELLO, G. N. de. Pesquisa em educação: questões teóricas e questões de método. Cadernos de Pesquisa, n. 40, p. 6-10, 1982.
SEVERINO, A. J. O compromisso da pós-graduação em educação com o conhecimento e com a prática na formação do professor. In: BICUDO, M. A. V. et al. Pensando a Pós-Graduação em educação. Piracicaba: Editora da Unimep, 1993. p. 17-19.
______. Processo e produto do trabalho científico: falando de teses e dissertações. In: BICUDO, M. A. V. et al. Pensando a pós-graduação em educação. Piracicaba, Editora da Unimep, 1993. p. 51-58.
WARDE, M. J. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 73, p. 67-75, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.