Fatores que promoveram mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores em fase final de carreira

Autores

  • Rita Buzzi Rausch Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC - Brasil.
  • Eliani Dubiella Graduada em Moda pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), integrante do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição, Blumenau, SC - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS11

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar os principais fatores que contribuíram com o mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores da rede municipal de ensino de Blumenau em fase final de carreira. O bem-estar refere-se à realização profissional, promovendo satisfação e comprometimento, e o mal-estar, à insatisfação, tristeza e desânimo, que, muitas vezes, levam ao adoecimento do professor. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e exploratória. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário a 34 professores. Os dados foram analisados buscando evidências das satisfações e insatisfações dos docentes e categorizados em quatro dimensões: pessoal, interpessoal, organizacional e social. Como fatores que promoveram mal-estar, destacaram-se: baixos salários, desvalorização profissional, estrutura física inadequada, carga horária excessiva, turmas lotadas, ausência da família no apoio e acompanhamento dos educandos e falta de limites dos alunos. Como principais fatores de bem-estar, tiveram destaque: relação professor-aluno, relação professor-professor, aprendizagem dos alunos e formação contínua. Portanto, destacaram-se as dimensões organizacional e interpessoal como maiores promotoras de mal e bem-estar docente, respectivamente. Os resultados revelaram, ainda, que prevaleceram situações de mal-estar em decorrência de situações de bem-estar ao longo da profissão docente dos professores da rede municipal de ensino de Blumenau e que praticamente a metade dos pesquisados, se pudesse voltar, escolheria outra profissão. Isso sinaliza que é preciso urgentemente desenvolver ações coletivas que ampliem situações de bem-estar na profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem- -estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e trabalho: burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

CORTESÃO, L. Ser professor, um ofício em risco de extinção? Reflexões sobre práticas educativas face à diversidade, no limiar do século XXI. São Paulo: Cortez, 2002.

ESTEVE, J. M. El malestar docente. Barcelona: Laia, 1987.

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: EDUSC, 1999.

HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

JESUS, S. N. Bem-estar dos professores: estratégias para realização e desenvolvimento profissional. 2. ed. Porto: Porto, 1998.

MANDRA, R. Causas de inadaptación y desadaptación de los enseñantes franceses y dispositivo de ayuda puesto en marcha por el Ministerio de Educación Nacional. In: ESTEVE J. M. (Ed.). Profesores en conflicto: repercusiones de la práctica profesional sobre la personalidad de los enseñantes. Madrid: Narcea, 1984. p. 213-222.

MARCHESI, A. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O mal-estar na docência: causas e consequências. Educação, v. 19, n. 31, p. 139-146, 1996.

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom

Quixote, 1997.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo.

São Paulo: Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PICADO, L. Ser professor: do mal-estar para o bem-estar docente. 2009. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0474.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013.

ROMÃO, J. E. Docente: um ser humano acima de tudo. Visão Global, v. 10, n. 1, p. 7-22, jan./jun. 2007.

SÁ-CHAVES, I. S. C. Formação e desenvolvimento pessoal e profissional:

o uso de portfólio reflexivo. Conferência realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) durante o curso “Desenvolvimento profissional e competência reflexiva: estratégias metacognitivas de co-construção de conhecimento”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp em 11 de julho de 2005. Campinas, 2005.

SOUSA, J. M. As missões (im)possíveis do professor: o bem/mal estar docente. Tribuna da Madeira, Madeira, 18 maio 2001. Disponível em: <http://www3.uma.pt/jesussousa/Tribuna/7.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013.

WAJSKOP, G. A formação e a iniciação profissional do professor e as

implicações sobre a qualidade de ensino. São Paulo: Fundação SM, 2009.

Disponível em: <http://www.oeiidietics.org/spip.phparticle104&lang=pt_br>. Acesso em: 19 set. 2013.

Downloads

Publicado

2013-07-12

Como Citar

Buzzi Rausch, R., & Dubiella, E. (2013). Fatores que promoveram mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores em fase final de carreira. Revista Diálogo Educacional, 13(40), 1041–1061. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS11