Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna?

Denise Medina

Resumo


A Pedagogia Ativa, tratada nesse artigo, forma de ensinar apregoada por Zoltan Dienes, tem como destaque a metodologia da descoberta, que defendia a abordagem da aritméticacom a prática de jogos, utilizando diferentes tipos de material estruturado, com regras determinadas, de acordo com a ideia abstrata que se planeja concretizar. Assim a questão norteadora deste artigo é: buscar compreender o método proposto por Dienes para o ensino dos saberes aritmeticos, em tempos do Movimento da Matemática Moderna (MMM), principalmente no Estado de São Paulo e posto a circular por todo país. A periodicidade do texto relaciona-se a um período de expansão e criação dos sistemas de ensino no Brasil, com transformações na estrutura, no funcionamento, nos programas e no currículo de Matemática, de acordo com as normativas impostas pelas LDB 4.024/61 e LDB 5.692/71. Na articulação das questões, fiz uso da abordagem da História Cultural e me apoiei nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Concluí que o ensino da aritmética nas séries iniciais acompanhou as recomendações dos campos da psicologia e da didática. O artigo ainda procura ressaltar a apropriação das ideias de Zoltan Dienes, defendendo uma abordagem estruturalista para a Matemática e o uso de materiais estruturados, que produziram grandes reformulações na didática, resssignificando o quê, como e pra quem ensinar.

Texto completo:

PDF

Referências


CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1991.

DIENES, Z. P. Aprendizado Moderno da Matemática. Trad. de Jorge Enéas Fortes. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1967b.

DIENES, Z. P. A Matemática Moderna no Ensino Primário. Trad. de António Simões Neto. Lisboa: Livros Horizonte Ltda., s/d . Disponível em: . Acesso: Fev. / 2015.

DIENES, Z. P. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Herder, 1967a.

DIENES, Z. P. As seis etapas do processo de aprendizagem. São Paulo: Herder,1969.

HAIDAR, M. A educação básica no Brasil. In: MENESES, J. G. et al. Estrutura e funcionamento da educação básica — leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1984. p. 59-99.

MEDINA D. Do primário ao primeiro grau: as transformações da matemática nas orientações das Secretarias Municipais de São Paulo (1961 – 1979). 2012. (Tese em educação). Universidade de São Paulo. São Paulo, 1012.

ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS07

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat