Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social

Autores

  • José António Moreira Universidade Aberta Universidade de Coimbra
  • Angélica Maria Reis Monteiro Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS01

Resumo

A aprendizagem em rede e as potencialidades do software social trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma “nova” didática para a docência na web social, que deve basear-se não só nos conhecimentos científico, tecnológico, curricular e pedagógico, mas também num conhecimento científico e pedagógico da tecnologia que permita planear, conceber e utilizar ferramentas digitais no processo de ensino- aprendizagem de forma eficaz. Neste sentido, o presente artigo analisa a questão da formação de professores para a docência na web social, apresentando algumas ferramentas de colaboração e partilha da Web 2.0. Finalizamos este texto destacando que ensinar e aprender nessa escola digital aberta, recorrendo a ferramentas da Web 2.0, é, sem dúvida, um desafio aliciante, mas, ao mesmo tempo, muito exigente. Aliciante, porque a grande diversidade de tecnologias digitais, cada vez mais interativas, permitem aos professores e aos estudantes criar e partilhar conteúdos; e exigente, porque implica o reforço permanente das competências dos professores na área das tecnologias.

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Publicado

2015-07-13

Como Citar

Moreira, J. A., & Reis Monteiro, A. M. (2015). Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social. Revista Diálogo Educacional, 15(45), 379–397. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS01