Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social
DOI :
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS01Résumé
A aprendizagem em rede e as potencialidades do software social trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma “nova” didática para a docência na web social, que deve basear-se não só nos conhecimentos científico, tecnológico, curricular e pedagógico, mas também num conhecimento científico e pedagógico da tecnologia que permita planear, conceber e utilizar ferramentas digitais no processo de ensino- aprendizagem de forma eficaz. Neste sentido, o presente artigo analisa a questão da formação de professores para a docência na web social, apresentando algumas ferramentas de colaboração e partilha da Web 2.0. Finalizamos este texto destacando que ensinar e aprender nessa escola digital aberta, recorrendo a ferramentas da Web 2.0, é, sem dúvida, um desafio aliciante, mas, ao mesmo tempo, muito exigente. Aliciante, porque a grande diversidade de tecnologias digitais, cada vez mais interativas, permitem aos professores e aos estudantes criar e partilhar conteúdos; e exigente, porque implica o reforço permanente das competências dos professores na área das tecnologias.Téléchargements
Références
ALLEGRETTI, S. et al. Aprendizagem nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, v. 1, n. 2, p. 54-60, 2012.
BASSO, M. et al. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 18, n. 1, p. 135-149, 2013.
CASANOVA, D. Conceptualização de um personal academic environment (PAE).In: VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 6., 2009, Braga. Atas... Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 109-120.
CORREIA, M.; EIRAS, B. Novos mundos ao mundo irão mostrando: bibliotecários em mundos virtuais. 2011. Disponível em:<http://www.slideshare.net/miguelcorreia/novos-mundos-ao-mundo-iro-mostrando-bibliotecrios-em-mundos-virtuais>.Acesso em: 20 jun. 2012.
DIAS, P.; OSÓRIO, A. Apresentação. In: DIAS, P.; OSÓRIO, A. (Org.). Aprendizagem (in)formal na web social. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011. p. 5-10.
DOWNES, S. Semantic networks and social networks. The Learning Organization, v. 12, n. 5, p. 411-417, 2005.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
LISBOA, E.; COUTINHO, C. Informal learning in social networks: a study of the Orkut social network. Issues in Educational Research, v. 21, n. 2, p.162-174, 2012.
MATTAR, J. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. L. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
MONTEIRO, A.; MOREIRA, J. A. O blended learning e a integração de sujeitos, tecnologias, modelos e estratégias de ensino-aprendizagem. In: MONTEIRO, A. et al. (Coord.). Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação. Santo Tirso: De Facto Editores, 2012. p. 33-58.
MOREIRA, J. A.; FERREIRA, A. G.; ALMEIDA, A. C. Comparing communities of inquiry in higher education students: one for all or one for each? Open Praxis, v. 5, n. 2, p. 165-178, 2013.
MOREIRA, J. A.; BARROS, D.; MONTEIRO, A. Apresentação. In: MOREIRA, J.A.; BARROS, D.; MONTEIRO, A. (Org.). Educação a distância e eLearning na web social. Santo Tirso: White Books, 2014. p. 17-22.
MOREIRA, J. A.; JANUÁRIO, S.; MONTEIRO, A. Educar na (sociedade em) rede social. In: MOREIRA, J. A.; BARROS, D.; MONTEIRO, A. (Org.). Educação a distância e eLearning na web social. Santo Tirso: White Books, 2014. p. 23-38.
OKADA, A. Competências-chave para coaprendizagem na era digital: fundamentos,métodos e aplicações. Santo Tirso: White Books, 2014.
O’REILLY, T. What is Web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. 2005. Disponível em: <http://www.im.ethz.ch/education/HS08/OReilly_What_is_Web2_0.pdf>. Acesso em: 12 maio 2014.
ROWAN, B. et al. Measuring teachers’ pedagogical content knowledge in surveys:an exploratory study. 2001. Disponível em: <http://sii.soe.umich.edu/newsite_temp/document/pck%20final%20report%20revised%20BR100901.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2015.
SANTOS, N.; MONTEIRO, A. O QR code nas bibliotecas escolares. In:
ENCONTRO SOBRE JOGOS E MOBILE LEARNING, 2012, Coimbra. Atas…
Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2012. p. 166-174.
SELWIN, N. Em defesa da diferença digital: uma abordagem crítica sobre os desafios curriculares da web 2.0. In: DIAS, P.; OSÓRIO, A. (Org.). Aprendizagem (in)formal na web social. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011. p. 35-62.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform.
Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SMITH, F. Joining the literacy club: further essays into education. Portsmouth:Heinemann, 1996.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.