EDUCAÇÃO ESCOLAR E CURRÍCULO: UMA ABORDAGEM CULTURAL.

Autores

  • Geyso Germinari Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Daniela Pedroso Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO07

Palavras-chave:

Educação Escolar, Currículo, Cultura

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões acerca da relação entre seleção de conteúdos de ensino e currículo compreendido como artefato social e cultural. Para o desenvolvimento de tal estudo, contou-se com um arcabouço teórico que introduz os três conceitos que fundamentam a presente análise: cultura, educação e currículo. Tais temas foram abordados à luz de autores selecionados no sentido de apontar diferentes maneiras de compreensão e apropriação dos mesmos no contexto escolar, além de subsidiar a discussão referente à tradição seletiva e à constituição dos saberes escolares. A pesquisa bibliográfica conduziu metodologicamente a análise. A contribuição deste trabalho pode ser apontada particularmente quanto à possibilidade que se concretizou de compreender teoricamente a especificidade dos conteúdos de ensino escolar selecionados pelos dispositivos curriculares e sua relação com a cultura, entidade na perspectiva social e histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Germinari, G., & Pedroso, D. (2017). EDUCAÇÃO ESCOLAR E CURRÍCULO: UMA ABORDAGEM CULTURAL. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 843–865. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO07

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.