TUTORIA COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Authors

  • Carlos Alberto Souza UNIVALI
  • Fernando José Spanhol UFSC
  • Jeane Cristina Oliveira Limas UNIVALI
  • Marlei Pereira Casso UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i13.7028

Abstract

O advento das mídias eletrônicas, no século XX (rádio, televisão e Internet) permitiu a dinamização da Educação a Distância em Instituições de Ensino e, conseqüentemente, a compressão do tempo e espaço, na área educacional. Hoje, graças aos avanços tecnológicos, já não há necessidade de deslocamentos e o tempo para estudar passou a ser determinado pelo próprio aluno. A educação a distância, com a utilização desses inúmeros recursos didáticos e tecnológicos, dos quais se destaca o computador, está possibilitando o acesso ao ensino de milhões de pessoas, antes excluídas do processo educacional. Enquanto que na educação convencional a responsabilidade de conduzir as atividades é do professor; na EaD os alunos são artífices de seu próprio desenvolvimento, autonomia conquistada por meio de uma relação interativa de troca de saberes. E, nesse contexto, o tutor desponta como peça chave. Cabe a este profissional acompanhar as atividades discentes, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar ao estudante condições de uma aprendizagem autônoma, por meio de um processo de constante interação e mediação.

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References

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Published

2004-07-17

How to Cite

Souza, C. A., Spanhol, F. J., Oliveira Limas, J. C., & Pereira Casso, M. (2004). TUTORIA COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Diálogo Educacional, 4(13), 79–89. https://doi.org/10.7213/rde.v4i13.7028