Os licenciandos e a prática docente: consensos e tensões

Autores

  • Odisséa Boaventura de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Valdir Heitor Barzotto Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP - Brasil.
  • Silvia Luzia Frateschi Trivelato Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4426

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a produtividade das tensões entre imagens a respeito do ensino e a captação da prática de sala de aula presentes em textos de estagiários de Licenciatura em Biologia. O material analisado, com a contribuição dos estudos do discurso, em especial Pêcheux, Bakhtin e Ducrot, é composto de textos escritos na disciplina Prática de Ensino de Biologia. Foi possível depreender que a incorporação de elementos do discurso recebido na Universidade estabeleceram embates com outros advindos de concepções mais antigas defendidas pelos alunos e manifestas no momento de analisar as situações coletadas em sala de aula por meio da observação. 

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Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1985.

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Boaventura de Oliveira, O., Barzotto, V. H., & Frateschi Trivelato, S. L. (2011). Os licenciandos e a prática docente: consensos e tensões. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 533–546. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4426