Os licenciandos e a prática docente: consensos e tensões

Auteurs

  • Odisséa Boaventura de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Valdir Heitor Barzotto Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP - Brasil.
  • Silvia Luzia Frateschi Trivelato Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4426

Résumé

Trata-se de um estudo sobre a produtividade das tensões entre imagens a respeito do ensino e a captação da prática de sala de aula presentes em textos de estagiários de Licenciatura em Biologia. O material analisado, com a contribuição dos estudos do discurso, em especial Pêcheux, Bakhtin e Ducrot, é composto de textos escritos na disciplina Prática de Ensino de Biologia. Foi possível depreender que a incorporação de elementos do discurso recebido na Universidade estabeleceram embates com outros advindos de concepções mais antigas defendidas pelos alunos e manifestas no momento de analisar as situações coletadas em sala de aula por meio da observação. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1985.

BEJARANO, N. R. R.; CARVALHO, A. M. P. Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 1-15, 2003.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

ILARI, R.; GERALDI, J. W. Semântica. São Paulo: Ática, 1987.

OLIVEIRA, O. B. de. Discurso dos licenciandos em ciências biológicas:

um caminho para a reflexão sobre a formação de professor-autor. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAJ, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997. p. 13-38.

Téléchargements

Publiée

2011-07-07

Comment citer

Boaventura de Oliveira, O., Barzotto, V. H., & Frateschi Trivelato, S. L. (2011). Os licenciandos e a prática docente: consensos e tensões. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 533–546. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4426