Formación-Acción Docente para una Educación Emancipadora

prácticas interdisciplinares, colaborativas y contextualizadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11

Palabras clave:

Educação emancipadora, Formação continuada de Professores, Interdisciplinaridade, Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas

Resumen

Este artículo analiza las implicaciones del Programa de Formación-Acción en Escuelas Creativas en el proceso de formación continua de docentes de Educación Infantil y Enseñanza Primaria en el municipio de Lages, Brasil. Basado en un enfoque cualitativo y en la investigación-acción, el estudio promovió encuentros temáticos sobre la interdisciplinariedad con el objetivo de fomentar prácticas pedagógicas colaborativas, contextualizadas y comprometidas con la realidad de los sujetos y las escuelas. La formación se fundamenta en una perspectiva emancipadora de base freireana, articulando el diálogo, la transdisciplinariedad, la sostenibilidad y los derechos humanos como ejes estructurantes de la práctica docente. Los resultados indican que la formación continua, concebida como un espacio dialógico y colectivo, puede contribuir significativamente a la transformación de las prácticas educativas y al fortalecimiento de la escuela como espacio democrático e integrador.

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Traducciones de este artículo.

Biografía del autor/a

Gustavo Cezar Waltrick, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Possui graduação em Arte-Educação/Música pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2011), graduação em História pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2016), graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar (2019), graduação em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar (2020). Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2017) e Especialista em Inovação na Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2021). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - Universidade do Planalto Catarinense - PPGE/UNIPLAC (2023). Atualmente cursa a graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Universidade Aberta do Brasil (UAB). Professor efetivo do Sistema Municipal de Educação do Município de Lages, atua na EMEB Nossa Senhora dos Prazeres e na EMEB Izidoro Marin no componente curricular de História. Integrante do grupo de pesquisa 'Sistemas, Tecnologias e Educação' - EDUTECS. 

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ciência da Computação pela UFSC (2004). Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense (2002). Licenciada em Ciências de 1o Grau pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (1999). Professora na UNIPLAC no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, nos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias. Integrante da comissão docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UNIPLAC. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e do Curso de Pedagogia em EaD na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Integrante da comissão docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica - PPGEB da UNIARP. Coordenadora adjunta do Curso de Pedagogia EaD da UNIARP. Avaliadora de credenciamento de IES no Basis do MEC/INEP. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNIPLAC. Coordenadora do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS/UNIPLAC e vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET/UNIARP. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: 1) Tecnologias Educacionais, Inclusivas e de Aprendizagem; 2) Inclusão Digital; 3) Pensamento Computacional e Currículo; 4) Sistemas de avaliação; 5) Cidades inteligentes sustentáveis.

Ramón Garrote Jurado, University of Borås Sweden

Professor sênior e pesquisador na Universidade de Borås, Suécia, na aplicação pedagógica das TIC no Ensino Superior. Pesquisa o uso interativo de Software Educacional no ensino superior.    

Publicado

2025-09-11

Cómo citar

Waltrick, G. C., Silva, M. P. da, & Jurado, R. G. (2025). Formación-Acción Docente para una Educación Emancipadora: prácticas interdisciplinares, colaborativas y contextualizadas. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1312–1327. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11