Teacher Training-Action for an Emancipatory Education

interdisciplinary, collaborative, and contextualized practices

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11EN

Palavras-chave:

Emancipatory education, Teacher continuing training, Training-Action Program in Creative Schools

Resumo

This article analyzes the implications of the Training-Action Program in Creative Schools in the continuing education process for Early Childhood Education and Elementary Education teachers in the city of Lages, Santa Catarina, Brazil. Based on a qualitative approach and action research, the study promoted thematic meetings on interdisciplinarity as a way to encourage collaborative, contextualized pedagogical practices that are committed to the realities of individuals and schools. The training developed is grounded in an emancipatory Freirean perspective, articulating dialogue, transdisciplinarity, sustainability, and human rights as structuring axes of teaching practice. The results indicate that continuing education, when conceived as a dialogical and collective space, can significantly contribute to the transformation of educational practices and to the strengthening of schools as democratic and inclusive spaces.

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Tradução

Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Formação-Ação de Professores para uma Educação Emancipadora

Biografia do Autor

Gustavo Cezar Waltrick, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Possui graduação em Arte-Educação/Música pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2011), graduação em História pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2016), graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar (2019), graduação em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar (2020). Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2017) e Especialista em Inovação na Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2021). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - Universidade do Planalto Catarinense - PPGE/UNIPLAC (2023). Atualmente cursa a graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Universidade Aberta do Brasil (UAB). Professor efetivo do Sistema Municipal de Educação do Município de Lages, atua na EMEB Nossa Senhora dos Prazeres e na EMEB Izidoro Marin no componente curricular de História. Integrante do grupo de pesquisa 'Sistemas, Tecnologias e Educação' - EDUTECS. 

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ciência da Computação pela UFSC (2004). Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense (2002). Licenciada em Ciências de 1o Grau pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (1999). Professora na UNIPLAC no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, nos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias. Integrante da comissão docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UNIPLAC. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e do Curso de Pedagogia em EaD na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Integrante da comissão docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica - PPGEB da UNIARP. Coordenadora adjunta do Curso de Pedagogia EaD da UNIARP. Avaliadora de credenciamento de IES no Basis do MEC/INEP. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNIPLAC. Coordenadora do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS/UNIPLAC e vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET/UNIARP. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: 1) Tecnologias Educacionais, Inclusivas e de Aprendizagem; 2) Inclusão Digital; 3) Pensamento Computacional e Currículo; 4) Sistemas de avaliação; 5) Cidades inteligentes sustentáveis.

Ramón Garrote Jurado, University of Borås Sweden

Professor sênior e pesquisador na Universidade de Borås, Suécia, na aplicação pedagógica das TIC no Ensino Superior. Pesquisa o uso interativo de Software Educacional no ensino superior.    

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Waltrick, G. C., Silva, M. P. da, & Jurado, R. G. (2025). Teacher Training-Action for an Emancipatory Education: interdisciplinary, collaborative, and contextualized practices. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1328–1341. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11EN