Formação-Ação de Professores para uma Educação Emancipadora
práticas interdisciplinares, colaborativas e contextualizadas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11Palavras-chave:
Educação emancipadora, Formação continuada de Professores, Interdisciplinaridade, Programa de Formação-Ação em Escolas CriativasResumo
O artigo analisa as implicações do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas no processo de formação continuada de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no município de Lages/SC. Estruturado com base em uma abordagem qualitativa e na pesquisa-ação, o estudo promoveu encontros temáticos sobre a interdisciplinaridade como forma de estimular práticas pedagógicas colaborativas, contextualizadas e comprometidas com a realidade dos sujeitos e das escolas. A formação desenvolvida fundamenta-se em uma perspectiva emancipadora de base Freireana, articulando diálogo, transdisciplinaridade, sustentabilidade e direitos humanos como eixos estruturantes da prática docente. Os resultados indicam que a formação continuada, quando concebida como espaço dialógico e coletivo, pode contribuir significativamente para a transformação das práticas educativas e para o fortalecimento da escola como espaço democrático e integrador.
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