Teacher Formation-Action for an Emancipatory Education

interdisciplinary, collaborative, and contextualized practices

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11EN

Mots-clés :

Emancipatory education, Teacher continuing training, Training-Action Program in Creative Schools

Résumé

This article analyzes the implications of the Formation-Action Program in Creative Schools in the continuing education of Early Childhood and Primary Education teachers in the municipality of Lages, Brazil. Grounded in a qualitative approach and action research, the study involved thematic workshops on interdisciplinarity aimed at fostering collaborative, contextualized teaching practices aligned with the realities of the participants and their schools. The formative experience is based on a Freirean emancipatory perspective, articulating dialogue, transdisciplinarity, sustainability, and human rights as foundational elements of teaching practice. The results indicate that continuing teacher education, when conceived as a dialogical and collective space, can significantly contribute to transforming educational practices and strengthening schools as democratic and integrative spaces.

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This article is a translation in English of the article:  Formação-Ação de Professores para uma Educação Emancipadora

Bibliographies de l'auteur

Gustavo Cezar Waltrick, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Possui graduação em Arte-Educação/Música pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2011), graduação em História pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2016), graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar (2019), graduação em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar (2020). Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2017) e Especialista em Inovação na Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2021). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - Universidade do Planalto Catarinense - PPGE/UNIPLAC (2023). Atualmente cursa a graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Universidade Aberta do Brasil (UAB). Professor efetivo do Sistema Municipal de Educação do Município de Lages, atua na EMEB Nossa Senhora dos Prazeres e na EMEB Izidoro Marin no componente curricular de História. Integrante do grupo de pesquisa 'Sistemas, Tecnologias e Educação' - EDUTECS. 

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ciência da Computação pela UFSC (2004). Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense (2002). Licenciada em Ciências de 1o Grau pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (1999). Professora na UNIPLAC no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, nos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias. Integrante da comissão docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UNIPLAC. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e do Curso de Pedagogia em EaD na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Integrante da comissão docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica - PPGEB da UNIARP. Coordenadora adjunta do Curso de Pedagogia EaD da UNIARP. Avaliadora de credenciamento de IES no Basis do MEC/INEP. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNIPLAC. Coordenadora do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS/UNIPLAC e vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET/UNIARP. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: 1) Tecnologias Educacionais, Inclusivas e de Aprendizagem; 2) Inclusão Digital; 3) Pensamento Computacional e Currículo; 4) Sistemas de avaliação; 5) Cidades inteligentes sustentáveis.

Ramón Garrote Jurado, University of Borås Sweden

Professor sênior e pesquisador na Universidade de Borås, Suécia, na aplicação pedagógica das TIC no Ensino Superior. Pesquisa o uso interativo de Software Educacional no ensino superior.

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Publiée

2025-09-11

Comment citer

Waltrick, G. C., Silva, M. P. da, & Jurado, R. G. (2025). Teacher Formation-Action for an Emancipatory Education: interdisciplinary, collaborative, and contextualized practices. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1328–1341. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS11EN