Entre disputas e descobertas

situações de conflitos nas brincadeiras de crianças bem pequenas na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS06PT

Palavras-chave:

Brincadeiras, Conflitos, Culturas da infância, Crianças bem pequenas, Educação Infantil

Resumo

Este estudo, recorte de uma pesquisa já concluída na área da Educação Infantil, tem como objetivo descrever e analisar as relações de conflito entre crianças pequenas durante as brincadeiras. Inicialmente, apresenta-se uma discussão sobre as culturas da infância, destacando suas conexões com os estudos do brincar sob uma perspectiva social e cultural. Em seguida, são detalhadas as configurações metodológicas da pesquisa. Os participantes são 25 crianças de três anos, de ambos os sexos, matriculadas em uma escola municipal de Educação Infantil. A geração dos dados foi fundamentada nos aportes da Sociologia da Infância e conduzida a partir de uma abordagem etnográfica. Para tanto, foram empregadas técnicas como observação participante, registros em diário de campo e gravações em vídeo, possibilitando uma análise aprofundada das interações e conflitos no brincar. Os resultados indicam que, no grupo e contexto investigados, as situações de conflitos e suas formas de mediação são elementos essenciais das culturas da infância. Nessas interações, as crianças aprendem a gerenciar disputas e desentendimentos com base em regras coletivamente construídas e compartilhadas, o que contribui para o fortalecimento das relações interpessoais e a organização dos grupos sociais. Esse processo aponta para desenvolvimento de competências sociais e interpessoais fundamentais na constituição de suas identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Doutora em Educação na Linha de Formação de Educadores pela Universidade Federal de Sergipe, com Estágio Científico Avançado de Doutoramento Sanduíche em Estudos da Criança na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em Educação na linha de Formação de Educadores pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão Educacional. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Professora Tutora do curso de especialização em Docência na Educação Infantil na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Karolynne do Nascimento Campos, R. (2025). Entre disputas e descobertas: situações de conflitos nas brincadeiras de crianças bem pequenas na Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 497–512. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS06PT