Entre disputas e descobertas
situações de conflitos nas brincadeiras de crianças bem pequenas na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS06PTPalavras-chave:
Brincadeiras, Conflitos, Culturas da infância, Crianças bem pequenas, Educação InfantilResumo
Este estudo, recorte de uma pesquisa já concluída na área da Educação Infantil, tem como objetivo descrever e analisar as relações de conflito entre crianças pequenas durante as brincadeiras. Inicialmente, apresenta-se uma discussão sobre as culturas da infância, destacando suas conexões com os estudos do brincar sob uma perspectiva social e cultural. Em seguida, são detalhadas as configurações metodológicas da pesquisa. Os participantes são 25 crianças de três anos, de ambos os sexos, matriculadas em uma escola municipal de Educação Infantil. A geração dos dados foi fundamentada nos aportes da Sociologia da Infância e conduzida a partir de uma abordagem etnográfica. Para tanto, foram empregadas técnicas como observação participante, registros em diário de campo e gravações em vídeo, possibilitando uma análise aprofundada das interações e conflitos no brincar. Os resultados indicam que, no grupo e contexto investigados, as situações de conflitos e suas formas de mediação são elementos essenciais das culturas da infância. Nessas interações, as crianças aprendem a gerenciar disputas e desentendimentos com base em regras coletivamente construídas e compartilhadas, o que contribui para o fortalecimento das relações interpessoais e a organização dos grupos sociais. Esse processo aponta para desenvolvimento de competências sociais e interpessoais fundamentais na constituição de suas identidades.
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