Expectativas e vivências acadêmicas posteriores de estudantes ingressantes no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO14

Resumo

Este artigo trata de um estudo longitudinal em que foram acompanhados 106 estudantes ingressantes no ensino superior por um período de seis meses. O objetivo foi verificar uma relação entre as expectativas com que estudantes ingressam e seu posterior bem-estar acadêmico, uma vez já cientes de seu desempenho acadêmico no primeiro período de curso. Para avaliar as expectativas dos estudantes, usou-se a Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas para Ingressantes no Ensino Superior e, para avaliar o bem-estar, foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas na versão reduzida. Os resultados apontam para uma vivência de curso e carreira mais positiva entre aqueles estudantes com maiores expectativas de qualidade do desenvolvimento acadêmico. Além disso, as vivências pessoais foram mais positivas entre estudantes que tinham altas expectativas para estudar fora do país por algum período de tempo. Outro resultado que se destacou foi a diferença entre estudantes que pretendiam continuar no curso e aqueles que não pretendiam ao final do primeiro período de curso: os que desejavam permanecer tiveram vivências mais positivas nos quesitos institucional, curso e carreira e interpessoal. Concluímos que às instituições de ensino superior cabe investir no apoio institucional, incluindo orientação de curso e carreira, e na promoção de redes de apoio aos ingressantes. Faz-se necessário, para consolidar esses achados, repetir esse estudo com uma amostra mais ampla e representativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zena Eisenberg, PUC-Rio

Professora de Psicologia da Educação no Departamento de Educação da PUC-Rio desde 2008. Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio), Mestre em Psicologia (New School University, NY) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano (CUNY/EUA). Coordena o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (CNPq), e tem realizado e orientado pesquisas nas áreas de desenvolvimento e aprendizagem, englobando todos os segmentos da Educação Básica e, mais recentemente, o Ensino Superior. Seu interesse de pesquisa atual é o bem-estar de estudantes ingressantes no ensino superior.

Leandro S. Almeida, Universidade do Minho

Doutor em Psicologia pela Universidade do Porto. Professor Catedrático da Universidade do Minho. Docente em domínios da cognição e aprendizagem, avaliação psicológica e metodologia da investigação. Investigação nos campos da inteligência, aprendizagem e sucesso académico, com particular incidência nos estudantes do Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Eisenberg, Z., & Almeida, L. S. (2024). Expectativas e vivências acadêmicas posteriores de estudantes ingressantes no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO14