Desafios no combate ao plágio na comunidade científica

perspectivas de experiências editoriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS04

Resumo

O plágio representa uma infração ética grave dentro do âmbito acadêmico, manifestando-se quando há apropriação de ideias, textos ou criações sem a devida atribuição ao autor original. Este estudo objetivou analisar a eficácia das estratégias editoriais empregadas por editores de periódicos científicos na prevenção e detecção do plágio, levando em consideração as diversas definições de plágio, seus variados tipos e as motivações que levam à sua ocorrência. Para esta pesquisa considera-se sete tipos de plágios, os quais são: plágio integral ou direto, plágio parcial ou indireto, plágio conceitual, plágio de fontes, plágio consentido, plágio por erro técnico e o autoplágio. Através da análise comparativa referente aos aspectos fundamentais (caracterização, detecção, motivações e implicações) das sete modalidades de plágio, identificou-se que, apesar das estratégias editoriais serem fundamentais no combate a esta prática contra os direitos autorais, estas enfrentam desafios significativos devido à complexidade do plágio e à constante evolução das técnicas empregadas para cometê-lo. A pesquisa conclui que a eficácia das estratégias é parcial, sugerindo a necessidade de uma abordagem mais holística que combine métodos educacionais, tecnológicos e políticas claras de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa.

Luis Andrés Castillo Bracho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra. Possui experiência em trabalhos técnicos na administração e customização do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) ou Open Journal Systems (OJS).

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional (PROFMAT/UFT); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Gurupi (UNIRG). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (GEPEFAZE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Engenharia Florestal. Atua nas áreas: Educação, Matemática e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Lopes, T. B., Costa, D. E., Bracho, L. A. C., & Carneiro, R. dos S. (2024). Desafios no combate ao plágio na comunidade científica: perspectivas de experiências editoriais. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS04