Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna

notas para pensar educação e formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS06

Resumo

O presente texto discute a emergência do pensamento complexo no contexto epistemológico e educacional contemporâneo. De forma particular, busca situar o paradigma da complexidade na crise do paradigma moderno (simplificador), explicitando a leitura que Edgar Morin faz desta crise e, a tarefa que precisa ser feita pelos educadores / intelectuais, para reconstruir os pressupostos “alienantes” constitutivos da modernidade filosófica, científica, social e educacional. Objetiva, desta forma, contribuir no processo de “reconstrução” dos enfoques educacionais “críticos”. Com isso, aponta novas possibilidades para pensar a antropologia, o conhecimento, a educação, a pedagogia e a formação de professores. Uma perspectiva complexa / multidimensional parece ser a saída mais razoável “construída” por Edgar Morin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, Unijuí

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor dos Cursos de Educação Física (EDF), de Medicina e do Mestrado e do Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ-RS. Atua como membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História. É Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e professor no Mestrado Profissional em Educação Física - Unijuí-RS/Unesp/SP. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Epistemologia; Teoria Crítica e Educação; Corpo, Saúde e Educação Física; Complexidade; Concepção Dialética; Conhecimento e História.

Referências

DEMO, Pedro. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2018.

MARQUES, Mario Osorio. Os Paradigmas da Educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 175, p. 547-565, set./dez. 1992.

MARTINAZZO, Celso José. A utopia de Edgar Morin: da complexidade à concidadania planetária. Ijuí: Unijuí, 2002.

MARTINAZZO, Celso José. Complexidade. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

MARTINAZZO, Celso José. A construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar com base no paradigma da complexidade. In: MARTINAZZO, Celso José; BARBOSA, Manuel Gonçalves; DRESCH, Óberson. A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. Ijuí: Unijuí, 2016.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (org.). Formação de Professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, Liber Livro Editora, 2012.

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 5.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 2000.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. ALMEIDA, Maria da Conceição; CARVALHO, Edgard de Assis (orgs). São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011a.

MORIN, Edgar. Rumo ao abismo? Ensaio sobre o destino da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011b.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio-Roger e MOTTA, Raúl Domingo. Educar na Era Planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Elaborado para a UNESCO. Sandra Trabucco Valenzuela (trad.). São Paulo: Cortez, DF: UNESCO, 2003.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018a.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 17. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018b.

PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Silva, S. P. da, & Araújo, A. L. A. de. (2023). Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 23(78), 1059–1071. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS06