Panorama histórico das propostas de redações do ENEM

um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO05

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir a evolução da rigorosidade das temáticas das redações do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, entre os anos de 1998 e 2022, no tocante aos textos motivadores: habilidade de ler múltiplos gêneros textuais e conhecimento de várias áreas. Para isso, foi realizada uma análise documental das provas de redações do ENEM entre os anos de 1998 e 2021. As discussões foram realizadas a partir da estrutura de interpretação hermenêutica. A análise empreendida foi comparativa evidenciando o crescimento do Exame desde sua primeira edição e teve como categorias: quantitativo de inscritos, temáticas da prova de redação, gêneros textuais que compõe as propostas bem como os critérios de correção. Assim, o que se constatou foi uma complexidade ao longo das edições, exigindo maior preparo dos candidatos.

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Biografia do Autor

Mireile Pacheco França Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela PUC PARANÁ (2019/2023) . É Mestre pela PUC/MINAS em Literaturas de Língua Portuguesa (2008). Cursa "A Moderna Educação", pós-graduação da PUC Rio Grande do Sul (2018- 2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pela UCB/RJ em 2007.Graduada em Letras (Licenciatura Plena Português/ Inglês) pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2003). Trabalhou na Faculdade Pitágoras de Ipatinga/MG, como professora de Metodologia Científica, Português e TCC nos cursos de graduação: Pedagogia, Psicologia, Farmácia, Administração, Direito, Engenharia Civil Mecânica, Elétrica em (2007-2009).

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA. (2016). Possui Especialização na área de Tutoria em Educação a Distância e EJA, em Educação Especial e Ensino Religioso, e em Geografia, História e Sustentabilidade pela Faculdade Futura. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, membro Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides) na mesma instituição e Bacharelando em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR. É estudante licenciado para o treinamento de usuários do software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti. Está doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE da PUCPR.

Pura Lucia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. Coordena a Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores do PPGE - PUCPR. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Práxis Educativa: dimensões e processos; é membro do conselho editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Diálogo Educacional (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática na formação de Professor. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática, formação de professor, ensino e aprendizagem, pesquisa em educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica. Coordenou o GT 04 - Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação -ANPEd no período de 2010 a 2012.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Costa, M. P. F., Lelis, D. A. de J., & Oliver Martins, P. L. (2023). Panorama histórico das propostas de redações do ENEM: um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação. Revista Diálogo Educacional, 23(78). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO05