Rotas de aprendizagem para o ensino superior

um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO21

Resumo

Rotas de aprendizagem são sequências didáticas definidas por um professor, visando nortear o processo de aprendizagem de um determinado tema, consistindo em um recurso adequado para uso nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Assim, para uma boa criação destes materiais, torna-se relevante que o docente conheça pesquisas que demonstrem a adoção de Rotas de Aprendizagem e, assim, adapte os achados ao seu contexto.  Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi verificar o perfil das pesquisas científicas internacionais, sobre Rotas de Aprendizagem implementadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para o ensino superior, entre 2013 e 2022. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliométrica na plataforma Scopus. O ano de 2021 foi o que apresentou o maior quantitativo de pesquisas. O estudo mais citado foi o “Learning Analytics and Digital Badges: Potential Impact on Student Retention in Higher Education”.  As áreas de ciências sociais e ciência da computação foram aquelas com mais trabalhos. Percebeu-se que cada autor da amostra publicou apenas 1 artigo sobre o assunto e que Portugal e Alemanha foram os países com a maior quantidade de estudos. Por sua vez, o inglês foi o idioma mais utilizado nas pesquisas. No que concerne às palavras-chave, as mais adotadas foram higher education, e-learning, learning paths, blended learning, credentials, digital badges, learning analytics, learning management systems, microlearning, online course, sustainability, sendo possível organizar 4 grandes linhas de pesquisa com base nas redes existentes entre elas e as demais palavras-chave.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadielli Maria dos Santos Galvão, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS), Mestre em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE), Especialista em Didática, docência e tutoria na Educação a Distância (UNIT), Bacharel em Ciências Contábeis (UFPE). Professora da Universidade Federal de Sergipe, no curso de Ciências Contábeis, campus de Itabaiana (UFS/ITA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (GEPIED) e do Grupo Gestão da Informação e Evidenciação Contábil (GIEC). Linhas de pesquisa - CONTABILIDADE: Transparência, Análise de informações contábeis, Análise de Indicadores Contábeis, Educação Contábil. EDUCAÇÃO - Objetos digitais de Aprendizagem, Metodologias Ativas no Ensino Superior, Cibercultura e Educação.  (Texto informado pelo autor)

Henrique Nou Schneider , Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), na área de Mídia e Conhecimento. Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe . É avaliador de cursos de graduação junto ao INEP/MEC. É Presidente do Comitê Gestor da Rede COMEP/RNP em Sergipe (Rede MetroAju). Foi Coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR/MEC/UFS) de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, interface humano-computador, banco de dados, engenharia de software, sociologia e filosofia da Internet, educação e educação a distância, pensamento complexo e pensamento computacional.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Nadielli Maria dos Santos Galvão, & Henrique Nou Schneider. (2023). Rotas de aprendizagem para o ensino superior: um estudo bibliométrico. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1706–1722. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO21