As desigualdades brasileiras começam na escola:

escolarização voltada ao Trabalho Decente e ao Pronatec

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO06

Resumo

O presente artigo trata da escolarização voltada para a inserção do jovem no
mercado de trabalho e dos documentos e acordos, em nível nacional e internacional, que baseiam as decisões relacionadas à formação para o alcance do trabalho decente da juventude. A análise documental se dá com a avaliação do Programa Nacional
de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) enquanto política de Educação Profissional
e Tecnológica criada no primeiro Governo de Dilma Rousseff no ano de 2011. Fica estabelecido como problema de pesquisa a relação do Pronatec com os compromissos assumidos pelo governo no período de 2011 a 2014, no que se refere à qualificação visando a inserção no mercado de trabalho e a futura emancipação social do jovem. Para tanto, contextualizam-se as políticas do período nacional internacionalmente e são apresentados índices que antecedem e sucedem o período de 2011 a 2014 a partir de Sínteses dos Indicadores Sociais do IBGE (2012, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021) e dos Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate de número 19, 24 e 27 desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ao longo dos anos, o Brasil é marcado por avanços e retrocessos nas garantias de direitos trabalhistas e pela disparidade na oferta da escolarização, em especial, a Educação Profissional e Tecnológica oferecida aos jovens de famílias de classes de baixa renda e que essa dinâmica tem influência direta nas colocações no mercado de trabalho formal.

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Biografia do Autor

Erika Ferreira Floriano, PUCPR

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela PUCPR (2017), Especialista em Psicopedagogia (2019) e Ensino da Matemática (2020) pela Universidade Positivo, possui graduação em Ciências Sociais pela PUCPR (2015) e Magistério pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus (2011). Professora há 13 anos com experiência em Educação Infantil,Ensino Fundamental I, Ensino Médio e Formação de Professores.

Maria Lourdes Gisi, PUCPR

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem de São José de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Genebra/Suíça. É membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional, foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/PR - 2015-2017. Foi professora do Curso de Enfermagem da UFPR e Coordenadora do Curso de Enfermagem - 1986/1988. Foi Coordenadora Geral dos Estágios da UFPR - 1990/1994 e Representante do Setor de Saúde no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR 1990/1994. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de políticas educacionais, acesso à educação e formação de professores.

Leandro Aparecido do Prado, PUCPR

Doutorando em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER (2018). Graduado em Pedagogia pela Universidade UNICESUMAR (2021). Graduado em Administração pela Universidade UNICESUMAR (2016). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade UNICESUMAR (2015). Experiência como professor no ensino superior nos cursos de Administração e Pedagogia, tutoria educacional e produção de conteúdo didático. Experiência como instrutor em cursos técnicos profissionalizantes do Programa Jovem Aprendiz. Experiência como pedagogo no Programa Jovem Aprendiz e no Projeto Qualificação Vinculada de inclusão para Pessoas com Deficiência do Centro Universitário Internacional - Uninter. Intercâmbio na Universidade de Salamanca (ES), no ano de 2018, pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Também atua como pesquisador do Projeto Políticas educacionais: concepções e práticas. Atualmente é pedagogo do Centro Universitário Internacional – UNINTER.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Ferreira Floriano, E., Gisi, M. L., & do Prado, L. A. . (2022). As desigualdades brasileiras começam na escola: : escolarização voltada ao Trabalho Decente e ao Pronatec. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO06