Escala brasileira de engajamento docente

mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO01

Resumo

Compreender os motivos e as consequências do engajamento docente é fundamental para melhorarmos as condições de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino em nosso país. Pesquisas mostraram que mundialmente há três instrumentos utilizados para mensurar o engajamento dos professores: UWES, ETS e ITEI. Com base nesse fato foi proposta a Escala Brasileira de Engajamento Docente (EBED); porém, ela ainda não havia sido testada, o que gerou a seguinte inquietação: a escala de engajamento docente proposta é capaz de mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral foi experimentar a escala de engajamento docente proposta para mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira. Desse modo, os objetivos específicos foram estabelecer as dimensões de engajamento docente e identificar as formas de leitura e interpretação dos resultados da escala. Além das estatísticas descritivas, outros testes foram feitos: Alfa de Cronbach, teste de Bartlett, Kaiser–Meyer–Olkin (KMO) e Análise Fatorial Exploratória (AFE). Por fim, os resultados apresentaram que a EBED é capaz de promover três análises sobre o engajamento docente: uma geral, da aprendizagem dos estudantes, uma por dimensão (cognitivo, emocional, institucional, pedagógico e social) e uma por indicadores específicos. Utilizar a EBED permitirá às instituições de ensino pensar em estratégias que promovam maior engajamento dos professores, além de criar programas para cuidar dos docentes que precisam de suporte para se engajar quando estiverem desmotivados, com problemas pessoais e profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Rodrigues do Nascimento, Universidade de Pernambuco (UPE)

Avaliador ad-hoc para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores nas modalidades presenciais e a distância.

Pesquisador, Professor Universitário, Diretor Acadêmico e Procurador Institucional.

Maria Auxiliadora Soares Padilha, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora associada para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Pós- Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Pesquisa e atua sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Educação a Distância, Inclusão Digital, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Rodrigues do Nascimento, E., & Soares Padilha, M. A. (2022). Escala brasileira de engajamento docente: mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO01