A cilada dos projetos de parcerias estratégicas e inovação

a consolidação de emboscadas para a educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO06

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa empírica com análise da relação entre projetos amparados por parcerias e práticas de educação ambiental. Ao constituir-se de um pequeno recorte de uma investigação de doutoramento, o objetivo consiste em abordar parcerias estratégicas e a formatação de ações de educação ambiental, na qualidade de programas de responsabilidade ambiental de empresa do agronegócio. Temos o entendimento de que a articulação das temáticas se dá num conjunto de práticas envolvendo atores sociais, Estado num determinado território. O problema de pesquisa articula as interfaces em ações estratégicas entre atores, órgãos de controle estatal e docentes e discentes. A metodologia consistiu em apreender as estratégias de obtenção de hegemonia a partir das ideias de responsabilidade social e sustentabilidade socioambiental, presentes nos projetos educativos, propostos por uma empresa, em região que engloba municípios considerados polos do agronegócio. Utilizamos como procedimentos de coleta o levantamento de documentação e entrevistas com docentes e gestores educacionais. A pesquisa concluiu que o projeto político-pedagógico da empresa viabilizou as práticas em análise, associadas à homogeneização de condições diferenciadas de vida e a formas de invisibilizar tensões e conflitos, que tendem a produzir conformismo frente aos problemas ambientais, atribuindo-lhe o papel estratégico de reprodução dos interesses do capital e da lógica do mercado num determinado território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aloisio Ruscheinsky, Unisinos

doutor em Sociologia pela USP. É autor, entre outros livros, de Metamorfoses da cidadania. São Leopoldo: Unisinos, 1999; Atores sociais e lutas políticas. Porto Alegre: Edipucrs, 1999; e Associativismo na invenção da modernidade. Rio Grande: Editora da FURG, 2000; Conflitos, meio ambiente e atores sociais na construção da cultura. Porto Alegre: Editora Armazém Digital, 2009; Direitos e questões socioambientais. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. Organizador de Educação Ambiental: múltiplas abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2003;  Sustentabilidade: uma paixão em movimento. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004; Ambientalização nas instituições de educação Superior no Brasil: caminhos trilhados, desafios e possibilidades. São Carlos: USP/Sâo Carlos, 2014; Atores sociais, conflitos ambientais e políticas públicas. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. Publicou mais de 70 artigos publicados em periódicos e 70 capítulos em coletâneas. Atualmente seu interesse de pesquisa está voltado ao tema das desigualdades, políticas públicas, meio ambiente e atores sociais.

Enaide Tereza Rempel, Secretaria Municipal de Educação de Sinop/MT

Titulação: Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)

Instituição: Secretaria Municipal de Educação de Sinop-MT

Função: Docente

Endereço eletrônico:  [email protected]; [email protected]

Telefone: 66 99689-0697

Downloads

Publicado

2022-01-25

Como Citar

Ruscheinsky, A., & Rempel, E. T. (2022). A cilada dos projetos de parcerias estratégicas e inovação: a consolidação de emboscadas para a educação ambiental. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO06