Professoras idosas do campo: narrativas sobre formação e prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS18

Resumo

Este artigo traz resultados da pesquisa sobre professoras idosas que vivem no campo, em duas regiões do estado do Paraná. O objetivo é compreender a prática pedagógica, a formação inicial e continuada que as professoras tiveram ao longo da trajetória profissional. Os sujeitos da pesquisa são 20 professoras que possuem acima de 60 anos, são moradoras do campo e sempre trabalharam em escolas rurais. A partir de entrevistas semiestruturadas com 7 professoras moradoras do campo e relatos orais de 13 professoras que sempre trabalharam em escolas rurais, é possível afirmar que a prática pedagógica está assentada em quatro aspectos, a saber: formação generalista, independente do contexto agrário brasileiro; organização curricular e conteúdos direcionados à instrução dos alunos; planejamento centrado na decisão das professoras e supervisão realizada pelas secretarias municipais e estadual de educação e proximidade da escola e das professoras com as comunidades, possibilitando articulação entre as atividades realizadas pelas famílias na agricultura e os conteúdos escolares. As professoras se formaram no e pelo trabalho pedagógico. A própria experiência e o apoio de outras professoras propiciavam o aprendizado da docência. Por meio do projeto Logos, a maioria teve acesso à formação pedagógica inicial. Elas demonstram estreita relação entre a vida pessoal-familiar e o trabalho na escola. Cada criança é como se fosse um filho, o que revela perspectivas solidárias e de sociabilidade com as famílias. As professoras sentem-se realizadas no trabalho efetivado ao longo da vida e demonstram saudades do tempo difícil da docência em escola isolada e multisseriada.

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Biografia do Autor

Maria Antônia Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade Tuiuti do Paraná

É professora Associada C na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B. Coordenadora do NUPECAMP/UTP. E-mail: [email protected]

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná. Programa de Pós-graduação em Educação.

Graduada em História pela Universidade de Coimbra, doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Trabalho, Educação e Políticas Educacionais/Linha Formação de Professores, suas pesquisas estão centradas no campo da formação e trabalho de professores. E-mail: maria. [email protected]

Maria Iolanda Fontana, Universidade Tuiuti do Paraná. Programa de Pós-graduação em Educação.

Graduada em Pedagogia pela UFPR, mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutora em educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná. Pesquisadora do Observatório da Educação - Obeduc/Capes. E-mail: maria. [email protected]

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Publicado

2020-09-10

Como Citar

Souza, M. A., Pereira, M. de F. R., & Fontana, M. I. (2020). Professoras idosas do campo: narrativas sobre formação e prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1357–1382. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS18