Ensino de divisão numa escola rural de Dourados-MS (1989): uma análise do caderno de planejamento

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DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS05

Resumo

O presente artigo insere-se nas abordagens sobre a história das instituições escolares rurais no sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), de modo a analisar e contribuir para a compreensão da seguinte problemática: Como foi tratado o ensino da divisão matemática em uma escola rural de 1º grau do interior de Mato Grosso do Sul, no final da década de 1980? Assim, este artigo busca analisar o ensino da divisão para crianças da 2ª série do 1º grau na Escola Municipal Padre Anchieta, em Vila Formosa, distrito do município de Dourados, tomando como fonte principal de pesquisa um “Caderno de Planejamento” de uma professora que atuou em 1989. A delimitação do estudo justifica-se em razão de o Caderno da professora ter sido planejado e escrito no ano de 1989. A pesquisa desenvolveuse na perspectiva da Nova História Cultural e com base em fontes documentais. Os dados apontaram que os registros apresentados pela docente no Caderno estavam centrados no ensino dos algoritmos, o que mostrou a influência da Matemática Moderna das décadas de 1960 a 1970. Tal movimento educacional incentivava o ensino de Matemática mais lógico, centrado no ensino das estruturas, dos algoritmos e da linguagem matemática. Além disso, este estudo permitiu perceber que o ensino da divisão apresentou indícios de uma concepção pedagógica tradicional. Conclui-se, assim, que o ensino da divisão esteve influenciado pela Matemática Moderna e baseado em uma concepção pedagógica tradicional.

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Biografia do Autor

Alessandra Cristina Furtado, Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD Docete Permanente do Programa em pósgraduação em Educação - UFGD

Doutora e pósdoutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP

Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Docete Permanente do Programa em pósgraduação em Educação - UFGD

Maria do Carmo Brazil, Pesquisadora Senior no Programa de pós graduação em Educação da UFGD

Docente vinculada ao PPGEdu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na qualidade de pesquisadora sênior. Atuou no PPGH/UFGD, linha História e Instituições entre os anos de 2000 a 2017.Atualmente é docente do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UFGD), na linha História, Memória e Sociedade. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999

Edvonete Souza de Alencar, Professora Adjunta da Universidade Fedeeral da Grande Dourados -UFGD

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Adjunta da UFGD - Faculdade de Educação.

Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação Cientifica e Matemática - UEMS Dourados

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Furtado, A. C., Brazil, M. do C., & Alencar, E. S. de. (2019). Ensino de divisão numa escola rural de Dourados-MS (1989): uma análise do caderno de planejamento. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 603–626. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS05