A dinâmica não linear da educação a distância: um olhar a partir da complexidade

Autores

  • Celso José Martinazzo UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Juliana Giacomelli Griebeler Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO03

Resumo

Neste texto temos como objetivo identificar e analisar possíveis pontos de convergência entre o processo de Educação a Distância e o princípio da não linearidade da teoria da complexidade. Busca-se compreender a Educação a Distância (EaD) a partir de um olhar do pensamento complexo, sobretudo tendo o princípio da não linearidade como uma das categorias de análise. O princípio da complexidade permite tecer considerações muito férteis sobre o processo de educação e do ensino a distância. Os cursos de EaD são organizados e ministrados com base em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que, embora se caracterizem por movimentos lineares, permitem ações e criações complexas não lineares. O texto foi elaborado com base na metodologia de pesquisa descritiva e interpretativa, com apoio em referências bibliográficas e eletrônicas, tendo como fonte os autores que abordam e analisam essa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso José Martinazzo, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor titular na Unijuí/RS. Licenciado em Filosofia e Pedagogia e especialização em Orientação Educacional. Mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (UFRGS). Pós-doutorado, com bolsa da Capes, na Uminho/Portugal. Membro do Banco de Avaliadores do Sinaes/Inep. Atua no Departamento de Humanidades e Educação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. Integra o grupo de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Martinazzo, C. J., & Giacomelli Griebeler, J. (2018). A dinâmica não linear da educação a distância: um olhar a partir da complexidade. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 478–493. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO03