Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação

Autores

  • Altina Ramos Universidade do Minho, Braga - Portugal,
  • Paulo M. Faria Universidade do Minho, Braga - Portugal
  • Ádila Faria Universidade do Minho, Braga - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01

Resumo

Nos últimos anos, movimentos de investigadores da área das Ciências da Educação na Europa têm manifestado um interesse crescente por questões metodológicas e epistemológicas sobre a Revisão Sistemática de Literatura. Nesse sentido, é nossa intenção contribuir para uma aproximação ao longo caminho já percorrido por outras áreas de investigação, como as Ciências Médicas. Neste artigo é apresentado o conceito de Revisão Sistemática de Literatura e a sua operacionalização através da explicitação do processo de pesquisa a partir de um protocolo e de um exemplo de resultados obtidos e respetiva análise. A seleção de dados assenta na definição de critérios rigorosos e objetivos, pautando-se por procedimentos o mais afastado possível de convicções pessoais ou de avaliações subjetivas, influenciadas por coordenadas geográficas ou pela pertença a uma determinada comunidade académica (BRINER; DENYER, 2012). Recursos digitais, como bases de dados online para a pesquisa bibliográfica e software de gestão de referências bibliográficas e de análise de dados qualitativos, como EndNote e NVivo, ou outros similares, apoiam todo o processo de conceção e realização de uma Revisão Sistemática de Literatura.

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Publicado

2014-07-12

Como Citar

Ramos, A., M. Faria, P., & Faria, Ádila. (2014). Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 17–36. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01