EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MÉTODO MÉTODOS, TÉCNICAS E TECNOLOGIA ENTRE O VELHO E O NOVO

Auteurs

  • Maria Cecília Marins de Oliveira UFPR

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7385

Résumé

Diante do avanço dos Métodos, Técnicas e Tecnologias, propomo-nos à reflexão entre o velho e o novo, comentando sobre o que se realizava e o que se passou a realizar, em termos de pesquisa. A trajetória como pesquisadora nos permite distinguir as metodologias recomendadas, tendo por base as fontes escritas, impressas e manuscritas, e aquelas atualmente indicadas, tratando de novas abordagens e novas fontes que, num primeiro momento, a etnografia introduziu com os estudos de caso, recorrendo a metodologias e técnicas que descortinem o panorama da vida social, política, econômica, religiosa para se entender a dinâmica que envolve os ambientes de certos períodos históricos através da memória, do significado, da simbologia e outros. Metodologias e técnicas que inserem discussões, possibilitadas pela história oral que se traduz nas entrevistas e nas histórias de vida, pela análise iconográfica através das fotografias, bem como outros recursos, como o da revisão de literatura e o da auto-história, que tornam a pesquisa mais rica, no tratamento dispensado ao objeto de estudo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BOSI, E. Memória e sociedade. 7. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1999.

CARDOSO, C. F.; BRIGNOLI, H. P. Os métodos da História. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1979.

CARDOSO, R. (Org.) A aventura antropológica: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1986.

BALHANA, A. P.; WESTPHALEN, C. M. Levantamento e arrolamento de arquivos. Boletim da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, n.10, 1970.

______. Estudos de história quantitativa I. Boletim da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, n. 15, 1972.

GRASSI, T. M. As faces da mulher que se forma professora na Curitiba do final do século XIX às décadas iniciais do século XX. 130 f. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2003.

KUBO, E. M. A legislação e a instrução pública de primeiras letras na 5.ª Comarca da Província de São Paulo. Curitiba: BPPR/SEEPR, 1986.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: EPU, 1986.

OLIVEIRA, M. C. M. de O ensino primário na província do Paraná, 18531889. Curitiba: BPPR/SEEPR, 1986.

RODRIGUES, J. H. A pesquisa histórica no Brasil. 3. ed. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1978.

VITIELLO, Nelson. Redação e apresentação de comunicações científicas. São Paulo, SP: Fundo Editorial BYK, 2001.

Téléchargements

Publiée

2005-07-17

Comment citer

Marins de Oliveira, M. C. (2005). EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MÉTODO MÉTODOS, TÉCNICAS E TECNOLOGIA ENTRE O VELHO E O NOVO. Revista Diálogo Educacional, 5(14), 177–190. https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7385