EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MÉTODO MÉTODOS, TÉCNICAS E TECNOLOGIA ENTRE O VELHO E O NOVO

Authors

  • Maria Cecília Marins de Oliveira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7385

Abstract

Diante do avanço dos Métodos, Técnicas e Tecnologias, propomo-nos à reflexão entre o velho e o novo, comentando sobre o que se realizava e o que se passou a realizar, em termos de pesquisa. A trajetória como pesquisadora nos permite distinguir as metodologias recomendadas, tendo por base as fontes escritas, impressas e manuscritas, e aquelas atualmente indicadas, tratando de novas abordagens e novas fontes que, num primeiro momento, a etnografia introduziu com os estudos de caso, recorrendo a metodologias e técnicas que descortinem o panorama da vida social, política, econômica, religiosa para se entender a dinâmica que envolve os ambientes de certos períodos históricos através da memória, do significado, da simbologia e outros. Metodologias e técnicas que inserem discussões, possibilitadas pela história oral que se traduz nas entrevistas e nas histórias de vida, pela análise iconográfica através das fotografias, bem como outros recursos, como o da revisão de literatura e o da auto-história, que tornam a pesquisa mais rica, no tratamento dispensado ao objeto de estudo.

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Published

2005-07-17

How to Cite

Marins de Oliveira, M. C. (2005). EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MÉTODO MÉTODOS, TÉCNICAS E TECNOLOGIA ENTRE O VELHO E O NOVO. Revista Diálogo Educacional, 5(14), 177–190. https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7385