O AMBIENTE AMANDA: UMA REFERÊNCIA PARA INTENSIFICAR A INTERATIVIDADE EM FÓRUNS COM MEDIAÇÃO AUTOMATIZADA
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6992Résumé
Este artigo apresenta as características do Ambiente Virtual AMANDA - Ambiente de Mediação à Análise de Discussões Argumentativas, desenvolvido para mediar discussões em grupo e reduzir problemas de falta de interatividade em fóruns. O AMANDA é um sistema inovador que organiza em árvores estruturadas, por meio da aplicação de técnicas de inteligência computacional, as discussões argumentativas dos membros que trocam informações em ambientes de comunicação mediada por computador - CMC, em modalidade assíncrona. É um ambiente virtual inteligente, pois a mediação das discussões se dá totalmente por algoritmos, dispensando a interferência contínua de um mediador humano e facilitando o trabalho dos professores em atividades de aprendizagem colaborativa. Uma das principais vantagens do AMANDA é permitir que, por meio das fichas de discussões, as pessoas possam debater assuntos diferentes ao mesmo tempo. Para avaliar como a mediação automatizada por AMANDA poderia intensificar a interação e a externalização do conhecimento entre estudantes em fóruns voltados a atividades de aprendizagem colaborativa, realizamos, no ano de 2002, uma experiência com um grupo de alunos do Programa de Mestrado em Educação da PUCPR. Nessa atividade consideramos a importância de alguns mecanismos apresentados na Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional (1997). Os resultados da experiência demonstraram que o AMANDA apresentou desempenho satisfatório na automação do encaminhamento das questões e dos argumentos, sem a necessidade da intervenção do professor e para provocar a externalização de conhecimentos, por meio de acordos ou desacordos, integrais ou parciais, entre os estudantes.Téléchargements
Références
ALCANTARA, P.R.; BERHENS, M. A.; CARVALHO R.G. CD ROM do projeto PACTO: pesquisa em aprendizagem colaborativa com tecnologias interativas (1999 – 2000). Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2001.
BATTEZZATI, S. A Aprendizagem Colaborativa em Fóruns com Mediação Automatizada: o ambiente AMANDA. Curitiba. Dissertação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2003.
BEHRENS, M.A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
ELEUTERIO, M. AMANDA A computational method for mediating asynchronous group discussions. Tese (Doutorado) - PUCPR e University of Compiègne (UTC)Curitiba, 2002.
GIOVINAZZO, R.; A. FISCHMANN, A. A. Delphi Eletrônico: uma experiência de utilização da metodologia de pesquisa e seu potencial de abrangência regional. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ESTRATÉGIA, 14., Buenos Aires, 2001. Anais... Buenos Aires: [s.n.], 2001.
GIOVINAZZO, R. & WRIGHT T. C. Modelo de Aplicação da Metodologia Delphi pela Internet: vantagens e ressalvas. Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP. V. 2, n. 2, abr./ jun. 2001 Disponível em http:// www.fecap.br/adm_online/art22/renata.htm
NONAKA, I et al. Criação de conhecimento na empresa. Trad. Ana Beatriz Rodrigues, Proscilla Martins Celeste. 7 ed. Rio de Janeiro, RJ.: Capus, 1997.
PALLOF, R. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TUROFF, M.; LINSTONE, H. The delphi method. New York: Addison Wesley, 1975.
TUROFF, M.; Hiltz, S. Computer support for group versus individual decisions, IEEE Transactions on Communications, 1982.
WRIGHT, J. Método Delphi. Caderno de Pesquisas em Administração da Universidade de São Paulo. v. 1, n. 12, jul./dez. 2002. Disponível em http:// www.fia.com.br/profuturo/seminarios
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.