A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PUCPR: REVENDO O PASSADO, VIVENDO O PRESENTE,VISIONANDO O FUTURO

Auteurs

  • Camile Gonçalves Hesketh PUCPR
  • Paulo Roberto Alcântara PUCPR
  • Patrícia Lupion Torres.

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6968

Résumé

Neste artigo, descrevemos alguns dos principais caminhos trilhados pela Educação a Distância na PUCPR. Uma visão histórica é o nosso pano de fundo para tecermos algumas considerações sobre os acontecimentos presentes e projetos futuros. Partindo das primeiras experiências realizadas, comparamos alguns modelos de Educação a Distância adotados pela instituição, como uma forma de compreendermos a trajetória de uma universidade que pretende tornarse um pólo relevante de Educação a Distância. Uma revisão dessa caminhada torna-se fundamental para redirecionarmos nossos esforços ao futuro desejado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALCÂNTARA, P.R.; BEHRENS, M.A; CARVALHO, R.G. Projeto PACTO: Pesquisa em Aprendizagem Colaborativa com Tecnologias Interativas (1999-2000). Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Curitiba. CD-ROM, 2 001.

ALONSO, K. Novas tecnologias e formação de professores. In: PRETTI, O. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE; UFMT, 2000.

BARROS, A. N. Uma arquitetura consensual para ambientes virtuais de estudo. In: PROJETO VIRTUS: educação e interdisciplinaridade no ciberespaço. Recife: Anhembi Morumbi - Universitária UFPE, 2000.

CARNEIRO, M.L.F. Videoconferência: ambiente para apoio à educação a distância. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

COLLIS, B. Cooperative Learning and CSCW: research perspectives for Internet worked educational environments. IFIP Working Group 3.3 Working Conference “Lessons from Learning”. France: Archamps, Sept, 1993.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Diretrizes para o ensino de graduação: o projeto pedagógico da PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2000.

GOMES P.V; MATOS E.L.M; Uma experiência de virtualização universitária: o eureka da PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2003.

GOMES, P.V.; VERMELHO, S.C., HESKETH, C.; SILVA, A.C. Relatório Técnico de Avaliação do Ambiente Eureka na PUCPR. Curitiba, 2001.

GUNS, B. The Faster Learning Organization. Jossey-Bass, 1996.

HESKETH, C. G. Problematizando situações, compartilhando soluções: o caso da FEMPAR. In: MATOS E.L.M.; GOMES P.V. Uma experiência de virtualização universitária: o Eureka da PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2003.

LUCENA, C.J.P; FUKS, H; LAUFER, C. Videoconferência em Web-Based Learning. Disponível em: http://wwwedit.inf.ufsc.br:1998/materiais/sbie98/anais/artigos/ art18.html. Acesso em 5 Dez. 2003.

McLUHAN, M. Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem. São Paulo, SP. Cultrix, 1996.

MORAN, J. M. O que é educação a distância? Disponível em: http:// www.virtual.nuca.ie.ufrj.br/infoeducar/artigos/moran2.htm. Acesso em 10 Jan. 2004.

NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para a pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2001.

PETERS, O. A educação a distância em transição. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

PERNIAS P. P. Entrevista exclusiva para Colabora. Revista Digital da CVA-RICESU, v.1, n.4, Maio 2002. Disponível em http://gemini.ricesu.com.br/colabora/n4/ index1.htm. Acesso em 10 Jan. 2004.

PONTIFÍCIA Universidade Católica do Paraná. Plano Estratégico. Período 20022006. Curitiba: Champagnat, 2002.

PRIMO, A.F.T. Seria a multimídia de fato interativa? Revista da Famecos, Porto Alegre, n.6, 1997.

_____. Ferramentas de Interação na web: travestindo o ensino tradicional ou potencializando a educação através da cooperação? Disponível em: . Acesso em 29 Mar. 2004.

PRIGOGINE, I. Dos relógios às nuvens. IN: SCHNITMAN, D. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PROJETO DE CREDENCIAMENTO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2004.

QUINTANA, M. Os melhores poemas. São Paulo, SP: Global, 1983.

ROSCHELLE, J; TEASLEY, S. The Construction of Shared Knowledge in Collaborative Problem Solving. In C. E. O Malley (Ed.) Computer Supported Collaborative Learning. Berlim: Springer-Verlag, 1995.

SANTOS, M. O lugar e o cotidiano. Disponível em: http:www.gilbertogil.com.br/ santos/texto.htm. Acesso em 10 nov. 2003.

SIMÃO, A. N. Uma tipologia das formas de educação a distância com base nas mídias utilizadas e no grau de interação entre os agentes. Colabora - Revista Digital da CVA-RICESU. v.1, n. 4, Maio de 2002.

________ Comunicação e interação em ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais. In: MATOS, E.L.M.; GOMES, P.V. Uma experiência de virtualização universitária: o eureka da PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2003.

VIANNEY, J; TORRES, P.; SILVA. E. A Universidade Virtual no Brasil. Tubarão: Unisul, 2003.

Téléchargements

Publiée

2004-07-17

Comment citer

Gonçalves Hesketh, C., Alcântara, P. R., & Lupion Torres., P. (2004). A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PUCPR: REVENDO O PASSADO, VIVENDO O PRESENTE,VISIONANDO O FUTURO. Revista Diálogo Educacional, 4(12), 125–142. https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6968