A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PUCPR: REVENDO O PASSADO, VIVENDO O PRESENTE,VISIONANDO O FUTURO
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6968Résumé
Neste artigo, descrevemos alguns dos principais caminhos trilhados pela Educação a Distância na PUCPR. Uma visão histórica é o nosso pano de fundo para tecermos algumas considerações sobre os acontecimentos presentes e projetos futuros. Partindo das primeiras experiências realizadas, comparamos alguns modelos de Educação a Distância adotados pela instituição, como uma forma de compreendermos a trajetória de uma universidade que pretende tornarse um pólo relevante de Educação a Distância. Uma revisão dessa caminhada torna-se fundamental para redirecionarmos nossos esforços ao futuro desejado.Téléchargements
Références
ALCÂNTARA, P.R.; BEHRENS, M.A; CARVALHO, R.G. Projeto PACTO: Pesquisa em Aprendizagem Colaborativa com Tecnologias Interativas (1999-2000). Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Curitiba. CD-ROM, 2 001.
ALONSO, K. Novas tecnologias e formação de professores. In: PRETTI, O. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE; UFMT, 2000.
BARROS, A. N. Uma arquitetura consensual para ambientes virtuais de estudo. In: PROJETO VIRTUS: educação e interdisciplinaridade no ciberespaço. Recife: Anhembi Morumbi - Universitária UFPE, 2000.
CARNEIRO, M.L.F. Videoconferência: ambiente para apoio à educação a distância. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
COLLIS, B. Cooperative Learning and CSCW: research perspectives for Internet worked educational environments. IFIP Working Group 3.3 Working Conference “Lessons from Learning”. France: Archamps, Sept, 1993.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Diretrizes para o ensino de graduação: o projeto pedagógico da PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2000.
GOMES P.V; MATOS E.L.M; Uma experiência de virtualização universitária: o eureka da PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2003.
GOMES, P.V.; VERMELHO, S.C., HESKETH, C.; SILVA, A.C. Relatório Técnico de Avaliação do Ambiente Eureka na PUCPR. Curitiba, 2001.
GUNS, B. The Faster Learning Organization. Jossey-Bass, 1996.
HESKETH, C. G. Problematizando situações, compartilhando soluções: o caso da FEMPAR. In: MATOS E.L.M.; GOMES P.V. Uma experiência de virtualização universitária: o Eureka da PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2003.
LUCENA, C.J.P; FUKS, H; LAUFER, C. Videoconferência em Web-Based Learning. Disponível em: http://wwwedit.inf.ufsc.br:1998/materiais/sbie98/anais/artigos/ art18.html. Acesso em 5 Dez. 2003.
McLUHAN, M. Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem. São Paulo, SP. Cultrix, 1996.
MORAN, J. M. O que é educação a distância? Disponível em: http:// www.virtual.nuca.ie.ufrj.br/infoeducar/artigos/moran2.htm. Acesso em 10 Jan. 2004.
NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para a pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2001.
PETERS, O. A educação a distância em transição. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
PERNIAS P. P. Entrevista exclusiva para Colabora. Revista Digital da CVA-RICESU, v.1, n.4, Maio 2002. Disponível em http://gemini.ricesu.com.br/colabora/n4/ index1.htm. Acesso em 10 Jan. 2004.
PONTIFÍCIA Universidade Católica do Paraná. Plano Estratégico. Período 20022006. Curitiba: Champagnat, 2002.
PRIMO, A.F.T. Seria a multimídia de fato interativa? Revista da Famecos, Porto Alegre, n.6, 1997.
_____. Ferramentas de Interação na web: travestindo o ensino tradicional ou potencializando a educação através da cooperação? Disponível em: . Acesso em 29 Mar. 2004.
PRIGOGINE, I. Dos relógios às nuvens. IN: SCHNITMAN, D. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
PROJETO DE CREDENCIAMENTO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2004.
QUINTANA, M. Os melhores poemas. São Paulo, SP: Global, 1983.
ROSCHELLE, J; TEASLEY, S. The Construction of Shared Knowledge in Collaborative Problem Solving. In C. E. O Malley (Ed.) Computer Supported Collaborative Learning. Berlim: Springer-Verlag, 1995.
SANTOS, M. O lugar e o cotidiano. Disponível em: http:www.gilbertogil.com.br/ santos/texto.htm. Acesso em 10 nov. 2003.
SIMÃO, A. N. Uma tipologia das formas de educação a distância com base nas mídias utilizadas e no grau de interação entre os agentes. Colabora - Revista Digital da CVA-RICESU. v.1, n. 4, Maio de 2002.
________ Comunicação e interação em ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais. In: MATOS, E.L.M.; GOMES, P.V. Uma experiência de virtualização universitária: o eureka da PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2003.
VIANNEY, J; TORRES, P.; SILVA. E. A Universidade Virtual no Brasil. Tubarão: Unisul, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.