RAZÕES PARA O FRACO USO DOS COMPUTADORES NA ESCOLA

Auteurs

  • Fernando Albuquerque Costa. Universidade de Lisboa

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6926

Résumé

Tomando como ponto de partida uma reflexão inicial sobre algumas das principais questões que hoje se levantam relativamente à utilização das TIC em contexto educativo, o autor defende a idéia de que mais do que uma questão de apetrechamento das escolas, ela é essencialmente uma questão pedagógica, que passa, sobretudo, por uma preparação adequada de professores e alunos para poderem tirar partido destas novas ferramentas de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CARDOSO, A.; PERALTA, H.; COSTA, F. O ponto de vista dos alunos sobre o uso de materiais multimédia na escola. In: ESTRELA, A.; FERREIRA, J. Tecnologias em educação. Lisboa: Secção Portuguesa da AFIRSE, 2001. p. 741-762.

COLEY, R.; CRADLER, J.; ENGEL, P.. Computers and classrooms: the status of technology in US schools. Princeton, NJ: ETS Policy Information Report. ETS Information Center, 1997.

COSTA, F.; NUNES, M.; MAIA, M.; DOMINGUES, M. Avaliação de Software: multimédia educativo como estratégia de formação de professores. In: In: ESTRELA, A.; FERREIRA, J. Tecnologias em educação. Lisboa: Secção Portuguesa da AFIRSE, 2001. p. 601-619.

COSTA, F. Educational multimedia in compulsory school: from pedagogical assessment to product assessment. Projecto PEDACTICE. In: SIMPÓSIO IBÉRICO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 1 . Anais... Aveiro, Set. 1999.

(Actas).

COSTA, F.; PERALTA, H.; CARDOSO, H.; DUARTE, A.; VISEU, S.; PEREIRA, V.; RODRIGUES, E.; VALÉRIO, O. Educational multimedia: contributions for the pedagogical efficiency and the quality assessment. Lisbon: Pedactice. In: PEDACTICE CONFERENCE. Proceedings … Edinburgh: Scotland, Oct 1999, Deliverable 5.1, 4th.

DRUIN, A.; SOLOMON, C. Designing multimedia environments for children. New York: John Wiley; Sons, 1996.

DUARTE, A.. Meta-aprendizagem assistida por computador: a informática ao serviço do aprender a aprender. In: In: SIMPÓSIO IBÉRICO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 1 . Anais... Aveiro, Set. 1999. (Actas).

EUROPEAN COMISSION. Teaching and learning: towards the learning society: white paper on education. Bruxelas: Gabinete das Publicações Oficiais da Comunidade, 1995.

HARMON, A. Net day volunteers back to wire schools for Internet. New York Times, n: 25, Oct. 1997.

HOFFMAN, D.; NOVAK, T. Bridging the digital divide: the impact of race on computer access and Internet use. Science, n: 17, Apr. 1998.

JONASSEN, D. Computers in the classroom: mindtools for critical thinking. Columbus, OH: Merrill: Prentice Hall, 1996.

_____ ; PECK, K.; WILSON, B. Learning with technology: a constructivist perspective. Columbus, OH: Merrill: Prentice Hall, 1999.

LAURILLARD, D. How can learning technologies improve learning? paper presented at the Higher education transformed by learning technology Swedishbritish workshop. Sweden: University of Lund, 1993.

PAPERT, S. A Família em rede. Lisboa: Relógio de Água, 1997.

PERALTA, H.; DUARTE, A.; COSTA, F. Educational multimedia: contributions for the definition of pedagogical efficiency. In: PEDACTICE CONFERENCE, 2 nd., Proceedings… Lisbon: Landau, Germany, Apr .1999). (Internal paper).

Téléchargements

Publiée

2004-07-17

Comment citer

Albuquerque Costa., F. (2004). RAZÕES PARA O FRACO USO DOS COMPUTADORES NA ESCOLA. Revista Diálogo Educacional, 4(12), 35–47. https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6926