RAZÕES PARA O FRACO USO DOS COMPUTADORES NA ESCOLA
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6926Résumé
Tomando como ponto de partida uma reflexão inicial sobre algumas das principais questões que hoje se levantam relativamente à utilização das TIC em contexto educativo, o autor defende a idéia de que mais do que uma questão de apetrechamento das escolas, ela é essencialmente uma questão pedagógica, que passa, sobretudo, por uma preparação adequada de professores e alunos para poderem tirar partido destas novas ferramentas de aprendizagem.Téléchargements
Références
CARDOSO, A.; PERALTA, H.; COSTA, F. O ponto de vista dos alunos sobre o uso de materiais multimédia na escola. In: ESTRELA, A.; FERREIRA, J. Tecnologias em educação. Lisboa: Secção Portuguesa da AFIRSE, 2001. p. 741-762.
COLEY, R.; CRADLER, J.; ENGEL, P.. Computers and classrooms: the status of technology in US schools. Princeton, NJ: ETS Policy Information Report. ETS Information Center, 1997.
COSTA, F.; NUNES, M.; MAIA, M.; DOMINGUES, M. Avaliação de Software: multimédia educativo como estratégia de formação de professores. In: In: ESTRELA, A.; FERREIRA, J. Tecnologias em educação. Lisboa: Secção Portuguesa da AFIRSE, 2001. p. 601-619.
COSTA, F. Educational multimedia in compulsory school: from pedagogical assessment to product assessment. Projecto PEDACTICE. In: SIMPÓSIO IBÉRICO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 1 . Anais... Aveiro, Set. 1999.
(Actas).
COSTA, F.; PERALTA, H.; CARDOSO, H.; DUARTE, A.; VISEU, S.; PEREIRA, V.; RODRIGUES, E.; VALÉRIO, O. Educational multimedia: contributions for the pedagogical efficiency and the quality assessment. Lisbon: Pedactice. In: PEDACTICE CONFERENCE. Proceedings … Edinburgh: Scotland, Oct 1999, Deliverable 5.1, 4th.
DRUIN, A.; SOLOMON, C. Designing multimedia environments for children. New York: John Wiley; Sons, 1996.
DUARTE, A.. Meta-aprendizagem assistida por computador: a informática ao serviço do aprender a aprender. In: In: SIMPÓSIO IBÉRICO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 1 . Anais... Aveiro, Set. 1999. (Actas).
EUROPEAN COMISSION. Teaching and learning: towards the learning society: white paper on education. Bruxelas: Gabinete das Publicações Oficiais da Comunidade, 1995.
HARMON, A. Net day volunteers back to wire schools for Internet. New York Times, n: 25, Oct. 1997.
HOFFMAN, D.; NOVAK, T. Bridging the digital divide: the impact of race on computer access and Internet use. Science, n: 17, Apr. 1998.
JONASSEN, D. Computers in the classroom: mindtools for critical thinking. Columbus, OH: Merrill: Prentice Hall, 1996.
_____ ; PECK, K.; WILSON, B. Learning with technology: a constructivist perspective. Columbus, OH: Merrill: Prentice Hall, 1999.
LAURILLARD, D. How can learning technologies improve learning? paper presented at the Higher education transformed by learning technology Swedishbritish workshop. Sweden: University of Lund, 1993.
PAPERT, S. A Família em rede. Lisboa: Relógio de Água, 1997.
PERALTA, H.; DUARTE, A.; COSTA, F. Educational multimedia: contributions for the definition of pedagogical efficiency. In: PEDACTICE CONFERENCE, 2 nd., Proceedings… Lisbon: Landau, Germany, Apr .1999). (Internal paper).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.