Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores

Auteurs

  • Rejane Dias da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, Recife, PE - Brasil.
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, João Pessoa, PB - Brasil.
  • Sonia de Almeida Pimenta Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Metodologia da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação João Pessoa, PB - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO02

Résumé

Este estudo analisa a representação social sobre a formação docente de professores da rede pública estadual de Pernambuco. Partimos do pressuposto de que as representações sociais podem contribuir para desencadear práticas educativas e possibilitar o acesso a seu conhecimento. Foram aplicados questionários de associação livre e associação dirigida a 80 professores de 20 escolas de ensinos Fundamental e Médio. Identificamos o campo semântico das representações sociais dos professores e os elementos que constituíam o núcleo central. Os resultados revelaram que as representações sobre a formação circulam em torno das categorias pedagógica, acadêmica e profissional. A categoria profissional foi insignificante no campo das representações dos sujeitos investigados. O núcleo central dessas representações se organiza em torno da dimensão acadêmica. As representações da formação são ancoradas na categoria acadêmica indicando a forte influência da formação inicial em cursos de licenciatura, apesar de terem sido encontrados indícios de mudanças consubstanciadas na ênfase na categoria pedagógica encontrada nas representações dos professores. 

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Publiée

2014-07-12

Comment citer

Dias da Silva, R., Alves Dias, A., & de Almeida Pimenta, S. (2014). Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 549–568. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO02