Pensar e agir a Educação: da inteligência do desenvolvimento ao desenvolvimento da inteligência
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6467Téléchargements
Références
LIVRO DE UM SÓ AUTOR
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
LIVRO COM ATÉ TRÊS AUTORES JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo;
MENEGUETTI, Rosa Gitana Krob; WASCHOWICZ, Lilian Anna. Ensino religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002.
LIVRO COM MAIS DE TRÊS AUTORES
CASTELLS, Manuel et al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CAPÍTULOS DE LIVRO
BUTELMAN, Ida. Espaços institucionais e marginalizarão: institucional, sua ação e seus limites. In: _____. Pensando as instituições: teorias e práticas em educação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
DISSERTAÇÕES OU TESES
BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica dos professores universitários: perspectivas e desafios frente ao novo
século. São Paulo, 1995. 253 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
GOMES, José Carlos. A prática pedagógica do professor de ecologia e educação ambiental. Curitiba, 1999. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
EVENTOS CIENTÍFICOS SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O PAPEL DA ARTE NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM: ARTE NA ESCOLA. 1., 1994, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Cruzeiro do Sul, 1994. 440p.
CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. 1., 1980, São Paulo. Anais... São Paulo: Cortez, 1980. 415 p.
TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSO
LIMA, Maria José Rocha. Professor, objeto da trama da ignorância: análise de discursos de autoridades brasileiras, no império e na república. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13., 1997, Natal. Anais... Natal: EDURFRN, 1997. p. 95-107.
ARTIGOS DE REVISTAS
ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. Educação superior no Brasil: a avaliação institucional como condição para seu desenvolvimento. Educação Brasileira, Brasília, v.
, n. 30, p. 111-113, jan./jun. 1993.
ARTIGOS DA INTERNET
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: impertinências. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, ago. 2000. Disponível em: Acesso em: 02 out. 2002.
• Citações dos autores no texto: As referências devem ser citadas no texto pelo sistema AUTOR (data) Exemplo:
• Quando os autores fazem parte do texto: Segundo Freitas (2002); dois autores exemplo: De acordo com Junqueira; Souza (2002); mais de três autores, exemplo: Para Prado et al. (2002).
• Quando os autores não fazem parte do texto: Com o advento da invenção dos tipos móveis por Gutemberg, a informação popularizou-se. (BUFREN, 1997).
• Citação de citação:
para Matos (1990, citado por Bill, 1998) ou Para Matos (1990) apud Bill (1998). *Importante: padronizar a forma de citação, utilizando sempre a mesma expressão escolhida.
Rec om en dam os qu e o au tor efetu e u m Checklist, c on form e a segu ir:
• Solicite a um profissional da área inerente à apreciação do seu artigo antes de enviá-lo à revista.
• Revise cuidadosamente o trabalho quanto às normas solicitadas: tamanho da fonte em cada item do trabalho, numeração de página, notas em número arábico, a legenda de tabelas e quadros, formatação da página e dos parágrafos, citação no corpo do texto e referências conforme solicitado. Verifique se todos os autores citados constam nas referências no final do trabalho.
• Certifique-se de que você está encaminhando no mesmo envelope as 3 cópias impressas (rubricadas), o disquete ou CD-Room com cópia digitada, e a carta de apresentação do manuscrito para o Editor responsável.
NOTA: Fica a critério da revista a seleção dos artigos que deverão compor os fascículos, sem nenhuma obrigatoriedade de publicá-los, salvo os selecionados pelos pares.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.