DESIGN THINKING, COGNIÇÃO E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
DOI :
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.AO01Résumé
O mundo, no século XXI, é constituído de constantes mudanças sociais em função do uso de tecnologias digitais. Tais mudanças exigem de nós, educadores, uma postura mais adaptativa nas relações pessoais e institucionais. Dentre elas, uma das relações mais fundamentais é relação entre instituição de ensino e disseminação de conhecimento. Sob a ótica cognitivista a respeito do conhecimento, o presente trabalho investiga por meio de revisão bibliográfica e apresentação de conceitos do padrão de competências para professores do século XXI em vista da sociedade do conhecimento, propostos pela Unesco, como os pressupostos metodológicos do design thinking nos auxiliam a usar o pensamento abdutivo como estratégia para mediação do processo de ensino-aprendizagem.Téléchargements
Références
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for higher education . Chicago: ALA, 2000. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/standards/standards.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2015.
BROWN, T.; WYAAT, J. Design thinking for social innovation. Stanford Social Innovation Review , v. 8, n. 1, Winter 2010. Disponível em: <http://www.ssireview.org/articles/entry/design_thinking_for_social_innovation>. Acesso em: 15 jul. 2015.
FIALHO, F. A. P. Psicologia das atividades mentais : introdução às ciências da cognição. Florianópolis: Insular, 2011.
GUATTARI, F. As três ecologias . Campinas: Papirus, 1991.
GOLDMAN, S. R.; SCARDAMALIA, M. Managing, understanding, applying, and creating knowledge in the information age: next-generation challenges and opportunities. Cognition and Instruction , v. 31, n. 2, p. 255-269, 2013.
GILSTER, P. Digital literacy . New York: Wiley Computer, 1997. INSTITUTO EDUCADIGITAL. Design thinking para educadores . 2014. Disponível em: <http://www.dtparaeducadores.org.br/site/?page_id=281>. Acesso em: 6 jun. 2014.
MATURANA, H.; VARELA, F. J. De máquinas e seres vivos : autopoiese — a organização do vivo. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MORIN, E. Seven complex lessons in education for the future. Paris: Unesco, 1999.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança . 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants: part 1. On the horizon , v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
SENGE, P. A quinta disciplina : arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller, 1990.
UNESCO. Padrões de competências em TIC para professores : módulos de padrão de competências. Brasília: Unesco, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156207por.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.
VIANA, M. et al. Design thinking : inovaçã o em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional : currículo para formação de professores. Brasília: Unesco, UFTM, 2013. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.
YARZÁBAL, L. Consenso para el cambio en la educación superior . Caracas: Unesco, IESALC, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.