MAFAGAFOS E MAFAGAFINHOS Identificar, propor e ousar um Ensino Religioso e uma Pastoral Escolar
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v3i6.4837Résumé
A história do ensino religioso antecede as discussões brasileiras e este componente currícular é o resultado de longas disputas na política educacional internacional. Desde a sua origem foi, na realidade, um instrumento para interferir na formação de idéias da população. Discutir o ensino religioso ainda é algo estranho, pois permanecem os que insistem em considerá-lo como um processo para educar na religião. Os debates no campo pedagógico permanecem na forma, no máximo na definição de conteúdos, mas os princípios são os mesmos do século XVIII. Da mesma forma, a pastoral escolar é um questionamento ainda muito recente, pois está intimamente relacionado com aspectos conceituais como: escola – educação – religião.
Téléchargements
Références
ARANHA, M. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.
BRAIDO, P. Lineamenti dis Storia della Catechesi e dei Catechismi (Dal “tempo delle riforme” all’età degli imperialismi (1450-1870). Leumann (To): Elle di CI., 1991.
CAMBI, F. Storia della pedagogia. Bari: Laterza, 1995.
COLL, C.; POZO, J.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma. Ensino aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed,1998.
COLL, C. Psicologia e currículo. São Paulo: Ática, 1996.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. O ensino religioso (Estudos n. 49). São Paulo: Paulinas, 1987.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria, 1998.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Ensino Religioso, referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Curitiba: FONAPER, 2000.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetro Curricular do Ensino Religioso. São Paulo. Ave Maria. 1998.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
LARROYO, F. História geral da pedagogia - Vol. II. São Paulo: Mestre Jou. 1974.
MANCORDA, M. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1989.
MARIA, J. Novos paradigmas pedagógicos para uma filosofia da educação. São Paulo: Paulus, 1996.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTOS. Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução. Brasília, MEC. 1997.
MONROE, P. História da educação. São Paulo: Nacional, 1987.
MORAES, M. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
PAJER, F. Laicità, educazione morale, cultura religiosa in Francia. In: “Pedagogia e Vita” 2(1999).
PRELLEZO, J. Educazione e pedagogia nei solchi della storia(Vol. II). Torino: SEI, 1995.
ROQUE, P. Ensino Religioso uma grande mudança. Brasília: Câmara dos Deputados, 1998.
SACRISTÁN, J. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SANTOS, B. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez. 2000, 7.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática. Problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.
VASCONCELLOS, C. Construção do conhecimento. São Paulo: Libertad, 1993.
VVAA. Os cristãos do tempo das perseguições defendidos pelos Apologistas. Mimeo.
WACHOWICZ, L. O método dialético na didática. Campinas: Papirus, 1991.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.