Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África

Auteurs

  • Antonio Faundez Instituto para o Desenvolvimento e Educação de Adultos (IDEA), Genebra- Suiça.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6102

Résumé

O presente artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, esboçamos uma breve análise do contexto latino-americano que favorece a emergência do trabalho de Paulo Freire ao mesmo tempo em que assegura sua difusão e aceitação na América Latina, iniciado na década de 1960. Nossa análise se esforça para mostrar os obstáculos político- culturais próprios ao Continente africano que inviabilizam a adesão maciça dos africanos ao pensamento e prática freireanos. Na segunda parte, tecemos algumas considerações críticas à obra educativa de Freire e, em uma atitude propositiva, apresentamos a Pedagogia do Texto como uma ruptura – na continuidade – com respeito a essa mesma obra. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

DEBRAY, R. Revoltion in the revolution. New York: Penguin Books, 1967.

DUSSEL, E. Filosofia da libertação. São Paulo: Loyola, 1977.

FAUNDEZ, A. A expansão da escrita na África. Rio de Janeiro: Paz e e Terra, 1994.

FAUNDEZ, A. A pedagogia do texto em algumas palavras. Intercâmbios, n. 12, p. 1-10, 1999.

FAUNDEZ, A. La cultura en la educación y la educación en la cultura. Revista Universidad de Medellín, Medellín, v. 42, p. 11-19, 2007.

FAUNDEZ, A. Pedagogía del texto histórico y teórico practico. In: MEMORIAS DEL SIMPOSIO. Educación de jóvenes y adultos en America Latina: de los desafios a la renovación. Medellín: Fondo Editorial, 2009. p. 41-55.

FAUNDEZ, A.; MUGRABI, E. Ruptures et continuités en éducation: aspcets théoriques et pratiques. Burkina Faso: IDEA; DEDA, 2004.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz Terra, 1981.

FREIRE, P. Cartas a Guiné Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

LAUSSELET, R. et al. Rapport final de l'évaluation du programme de formation des formateurs Burkina Faso et Niger. Genève: Centre de Ressources en Évaluation, 2010.

VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1987.

Téléchargements

Publiée

2012-07-10

Comment citer

Faundez, A. (2012). Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África. Revista Diálogo Educacional, 12(36), 593–611. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6102