Ética e conhecimento na formação da pessoa (professor): uma abordagem no âmbito da História da Educação

Autores/as

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6094

Resumen

Neste artigo teceremos algumas considerações sobre a importância da ética como virtudetanto na formação da pessoa cidadã como na realização da pesquisa em educação, umavez que consideramos o ensino e a pesquisa faces da mesma moeda. Partimos da premissaque a ética se expressa nos atos cotidianos da pessoa, por conseguinte, também nas pesquisas.Destacamos que a escolha para o recorte deste texto origina-se do lócus de ondeparte nosso discurso, isto é, da condição de historiadora e historiadora da educação.É, portanto, deste campo que problematizaremos a ética como virtude essencial no ensinoe na pesquisa em história da educação. Esclarecemos, também, que concebemos a história e a educação como ações ou práticas humanas na sua totalidade e sob a perspectivada longa duração. Assim, salientamos que trataremos ambas sempre amalgamadase fundamentaremos, teoricamente, nosso discurso por meio de atores da e na história. 

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Publicado

2012-07-10

Cómo citar

Oliveira, T. (2012). Ética e conhecimento na formação da pessoa (professor): uma abordagem no âmbito da História da Educação. Revista Diálogo Educacional, 12(36), 421–440. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6094