A PESQUISA NA RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARANÁ: UM DEPOIMENTO

Auteurs

  • Maria Elisabeth Blanck Miguel Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6092

Résumé

O artigo trata da trajetória de um pesquisador no estudo histórico da formação de professores,no período do Paraná Provincial (1853-1889). Trata das fontes e compara as fontes oficiais (legislação e relatórios dos Presidentes da Província do Paraná) com os Ofícios que trazem os relatórios dos professores. Tais relatórios são considerados como depoimentos fornecidos pelos mestres traduzindo a organização escolar, a preferência por determinados métodos, a conceituação da educação, a relação professor-aluno, bem como os problemas com os quais se deparavam os professores. A argumentação se alicerça em Saviani,Ianni, Bloch, Le Goff, Wachowicz, Westephalen, Balhana, Machado, Villela, Vidal, dentre outros, além de fontes documentais. Enquanto depoimento, pretende contribuir com os que se iniciam na pesquisa histórica. 

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Publiée

2012-07-10

Comment citer

Blanck Miguel, M. E. (2012). A PESQUISA NA RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARANÁ: UM DEPOIMENTO. Revista Diálogo Educacional, 12(36), 381–399. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6092