POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DA PESQUISA

Auteurs

  • Ana Maria Eyng PUCPR
  • Maria Lourdes Gisi PUCPR
  • Romilda Teodora Ens PUCPR

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4603

Résumé

O presente trabalho resulta da análise feita de dissertações e teses da Área de Educação sobre políticas, gestão da educação e formação de professores. A fundamentação, amadurecimento e consolidação de uma mudança política requer a discussão que a pesquisa favorece, sobretudo nos trabalhos de teses e dissertações. Com o intuito de verificar o avanço teórico atingido na área de educação sobre a temática é que se buscou investigar a trajetória das pesquisas de dissertações e teses defendidas entre 1999 e 2003 vinculados à formação de professores na Região Sul do Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AZEVEDO, J. M. L. A educação como política pública. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96. Publicado em Diário Oficial da União, 26 dez. 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União. Brasília: Imprensa Nacional, 5 out.1988, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CP/CNE nº 01/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acessado em: 08 out. 2006.

BRASIL.(2005). CAPES.MEC. Banco de dados da CAPES: resumos de dissertações e teses – 1999-2003. Disponível em: http:// acessolivre.capes.gov.br. Acessado em: 08 out. 2006.

DOURADO, L. F.; CATANI, A. M.; OLIVEIRA, João F. Transformações recentes e debates atuais no campo da educação superior no Brasil. In: DOURADO, L. F.; CATANI, A M.; OLIVEIRA, J. F. Políticas e gestão da educação superior: transformações recentes e debates atuais. São Paulo: Xamã; Goiânia: Alternativa, 2003.

GOMES, A. M. Estado, mercado e educação superior no Brasil: um modelo analítico. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 84m, p. 839-872, 2004.

GOMEZ, J. M. Política e democracia em tempos de globalização. Petrópolis: Vozes, 2000.

LOBATO, L. V. C. Avaliação das políticas sociais: notas sobre alguns limites e possíveis desafios. Trabalho, Educação e Saúde, v. 2, n. 1, p. 95-106, Rio de janeiro, 2004.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

Téléchargements

Publiée

2007-07-17

Comment citer

Eyng, A. M., Gisi, M. L., & Ens, R. T. (2007). POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DA PESQUISA. Revista Diálogo Educacional, 7(21), 213–223. https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4603