ENSINO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E A GLOBALIZAÇÃO DA RACIONALIDADE CAPITALISTA

Autores

  • Margarita Victoria Rodríguez Universidade Católica Dom Bosco
  • Liliana Gonzaga de Azevedo Martins Centro Universitário de Campo Grande

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4555

Resumo

O artigo analisa de forma crítica e dialética, por meio de fontes documentais (documentos do Banco Mundial, UNESCO, leis, decretos, portarias, programas de modernização institucional), como o ensino superior na América Latina, por meio de suas reformas, foi objeto de ações e demandas que levaram a um processo de mudanças que objetivavam a modernização e adequação deste sistema às exigências políticas e econômicas, alterando o perfil e a função história deste nível. Assim, no início desta década, abandona-se o debate em relação ao papel social da universidade, e se institui a cultura da produtividade e eficiência. Aparece, assim, nos fóruns nacionais e internacionais, a preocupação com a qualidade, a gestão e a avaliação dos sistemas de ensino superior.

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Publicado

2007-07-17

Como Citar

Rodríguez, M. V., & Gonzaga de Azevedo Martins, L. (2007). ENSINO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E A GLOBALIZAÇÃO DA RACIONALIDADE CAPITALISTA. Revista Diálogo Educacional, 7(21), 65–81. https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4555