Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos

Auteurs

  • Maria Flávia Bastos Centro Universitário Una, Belo Horizonte, BH - Brasil.
  • Ricardo Ferreira Ribeiro Centro Universitário Una, Belo Horizonte, BH - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4438

Résumé

Este trabalho pretende mostrar uma Metodologia de Ensino fundamentada na possibilidade de formar empreendedores sociais no ambiente escolar e tem como objetivo a implantação de agências experimentais com foco social em Instituições de Ensino Superior de forma inovadora, por meio de recursos motivadores e vivenciais que provoquem nos alunos atitudes criativas, de forma crítica e cidadã. Para a construção da metodologia, foi analisada uma prática já existente, a da agência experimental de empreendedorismo social da UNATEC - a Fortuna, implantada pela primeira vez no Brasil em 2006 e que criou oportunidades para que os alunos da graduação tecnológica vivenciassem o respeito às diferenças, propondo soluções em comunicação e marketing para entidades do terceiro setor da região metropolitana de Belo Horizonte. Para essa análise, a metodologia de pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, grupo focal, além de análises bibliográfica e documental. Foram verificados os resultados do impacto social da prática em instituições atendidas, alunos e professores envolvidos no projeto. Esses resultados foram confrontados às teorias do empreendedorismo, do empreendedorismo social, da educação e da gestão social. Com isso, pôde-se perceber que é possível empreender ou vivenciar uma ação transformadora unindo, num mesmo momento, alunos, professores e entidades do terceiro setor, por meio de uma proposta educativa diferenciada, onde todos pensam e agem refletindo na busca de transformações sociais significativas. 

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Publiée

2011-07-07

Comment citer

Bastos, M. F., & Ferreira Ribeiro, R. (2011). Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 573–594. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4438