EXPERIÊNCIA COLETIVA COM O ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CÂMPUS DE MIRACEMA DO TOCANTINS – UFT
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4009Résumé
Após a sistematização de experiências com o ensino, por meio da pesquisa-ação, na disciplina Filosofia, durante o mestrado (LIMA, 2002), nos cursos de História, Pedagogia e Psicologia e no doutorado(LIMA, 2005), em Prática de Ensino de Filosofia, no curso de Filosofia, o autor do texto dá continuidade à experiência no ano de 2006 e primeiro semestre de 2007, no Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia. Intenciona, assim, dar ênfase ao ensino como aprendizagem crítica na prática e pôr em relevância um ensino fundado na concepção de conhecimento como processo de produção coletiva e solidária.Téléchargements
Références
ANTUNES, R. Afinal, quem é a classe trabalhadora? Revista Margem Esquerda: Ensaios Marxistas, São Paulo: Boitempo, n. 7, p. 55-61, maio 2006.
BERNARDO, J. Economia dos conflitos sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
______. Estado: a silenciosa multiplicação do poder. São Paulo: Escrituras, 1998.
______. O dinheiro eletrônico e a renovação do sistema de trabalho. In: ______. Democracia totalitária: teoria e prática da empresa soberana. São Paulo: Cortez, 2004. p. 139-142.
______. As empresas como órgão repressivo. In: ______. Democracia totalitária: teoria e prática da empresa soberana. São Paulo: Cortez, 2004. p. 143-162.
______. Trabalhadores: classe ou fragmentos? O Comuneiro, n. 1, set. 2005. Disponível em: <http://www.ocomuneiro.com/index.htm>. Acesso em: 25 jan. 2006.
BRASIL. Diretrizes nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2007.
CÓRIA-SABINI, M. A.; LUCENA, R. F. de. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2004.
CURI, F. Sob pressão. Revista Educação, São Paulo, n. 119, mar. 2007. Disponível em: http://revistaeducação.uol.com.br/textos.asp?codigo=12081. Acesso: 10 mar. 2007.
ESTEBAN, M. T.; ZACCUR, E. (Org.). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FARIA, A. L. G. de. Ideologia no livro didático. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FLEISCHFRESSER, V. Amazônia, estado e sociedade. Campinas: Armazém do Ipê; Autores Associados, 2006.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Ética na pesquisa educacional: implicações para a educação matemática. In: ______. Investigação em educação matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 193-206.
FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
LUFT, L. A educação possível. Veja, São Paulo, 23 maio 2007. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/230507/ponto_de_vista.shtml>. Acesso em: 25 maio 2007.
MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. Campinas, SP: Papirus, 1998.
MEZAN, R. João vai à guerra. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1802200706.htm>. Acesso: 19 fev. 2007.
PARAGUASSÚ, L. Melhores escolas públicas do país estão no interior, conclui avaliação. O Estado de São Paulo, São Paulo, 2006. Caderno Vida & Educação. Disponível em: <http://www.estado.com.br/editorias/2006/07/01/ger-1.93.7.20060701.4.1.xml>Acesso em : 3 jul. 2006.
PASTORELLO, A. Aprender a ler jornais no ensino fundamental. 2005. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Marília, SP, 2005.
PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RAU, M. C. T. D. O lúdico na prática pedagógica do professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2006. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
SANT’ANNA, L. As crianças já estão na escola: agora só falta elas aprenderem. Folha de S. Paulo, São Paulo, 9 jul. 2006. Disponível em: <http://www.estado.com.br/editorias/2006/07/09/ger-1.93.7.20060709.6.1.xml>. Acesso em: 10 jul. 2006.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
SARAIVA, T. O Brasil reprovado. Folha Dirigida, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.folhadirigida.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrLink=7,119,74,94117>. Acesso: 8 jul. 2006.
SCARLATO, F. C.; PONTIN, J. A. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. 16. ed. São Paulo: Atual, 2003.
SERRANO, Gloria Pérez. Investigación cualitativa. Retos e interrogantes. I. Métodos. 2. ed. Madrid: Muralla, 1998.
SILVA, S. C. Educação, filosofia e qualificação: por um filosofar pautado no devir espanto-análise-reflexão-crítica-ação criativa. 2002. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.
WERTHEIN, J. O Brasil à prova. Folha de S. Paulo, São Paulo, 11 ago. 2006. Opinião. Disponível em: <http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/brasil_prova.pdf>. Acesso: 13 ago. 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.