FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE PARA PROFESSORES MATICE
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v8i24.3868Résumé
Este artigo apresenta uma experiência vivenciada na formação continuada on-line com professores universitários envolvidos no programa MATICE (Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais). A proposta foi desenvolvida pela Diretoria de Educação a Distância da PUCPR em conjunto com o grupo de pesquisa PEFOP (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores). Centrou-se o objetivo desta proposta na preparação de docentes para a utilização pedagógica de tecnologias da informação e comunicação na proposição de disciplinas on-line. O professor participante da formação continuada foi desafiado a tornar-se um agente mediador em busca de processos de ensino que abordem a aprendizagem em seus aspectos de elaboração pessoal e coletiva. Com essa visão, propiciou-se aos professores o desenvolvimento de capacidades para poder selecionar melhor a mídia disponível para cada situação de aprendizagem. A experiência vivenciada junto a estes professores permitiu aos pesquisadores levantar algumas contribuições relevantes que se apresentam neste artigo a partir da reflexão dos profissionais envolvidos no processo de formação continuada.Téléchargements
Références
ALMEIDA. M. E. B. Tecnologias e gestão do conhecimento na escola. In: VIEIRA, A. T.; ALMEIDA, M. E. B.; ALONSO, M. Gestãotecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003. p. 101-117.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
______. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
FALCÃO FILHO, J. L. Formação e prática dos educadores antigos e novos paradigmas. In: PINTO. F. C. F.; FELDMANN G., SILVA R. C. (Org.). Administração escolar e política da educação. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1997. p. 181-191.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
IMBERNÓN, F. La formación del profesorad: papeles de pedagogía. Barcelona: Paidós,1994.
IMODA, F. Psicologia e mistério: o desenvolvimento humano. Tradução de Adalto Luiz Chitolina; Mathias J. A. Ham. São Paulo: Paulinas, 1996.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
TORRES, P. L. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para educação. Tubarão: Unisul, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.