LIVRO DIDÁTICO COMO ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE

Auteurs

  • Carlos Roberto Jamil Cury Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3682

Résumé

Relevante mediador da construção da cidadania, o livro didático é apresentado neste artigo como um material de apoio indispensável à materialização dos conhecimentos escolares e como elemento fundamental à escolarização dos alunos. Analisando a trajetória histórica do livro didático, no âmbito das políticas públicas e da legislação brasileira, o artigo discute as possibilidades e limitações das ações que, em diferentes períodos históricos, buscaram dar assistência ao educando e garantir seu direito de escolarizar-se. O artigo destaca desde as primeiras iniciativas do INL (Instituto Nacional do Livro) até os avanços obtidos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) cujos programas vêm sucessivamente ampliando a distribuição gratuita desse material aos alunos da educação básica. Mostrando como, a partir da Constituição de 1988, o Programa Nacional de Livro Didático (PNL) tem aperfeiçoado o processo de assistência ao educando, o estudo discute a distribuição do livro didático como um investimento necessário à qualidade da escolarização e imprescindível na efetivação do direito à educação da maioria da população estudantil.

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Références

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CURY, Carlos Roberto Jamil; BORDIGNON, Genoíno; CAMPOS, Maria Antonieta. (Coord.). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE: memória e documentação. Brasília: Unesco/ FNDE, 2006.

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Publiée

2009-07-07

Comment citer

Jamil Cury, C. R. (2009). LIVRO DIDÁTICO COMO ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE. Revista Diálogo Educacional, 9(26), 119–130. https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3682