HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE EM NATAL/RN (1908-1920)
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3568Résumé
Este trabalho analisa a história da formação de professores em Natal, Rio Grande do Norte, entre 1908 e a década de 1920, época em que ocorreu a Reforma do Ensino (Lei n. 249/1907 e Lei n. 405/1916) que consolidou a profissão docente. Fundamenta-se em documentos localizados, principalmente, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte como Atas, Ofícios, Relatórios dos Diretores da Instrução Pública, em Leis, Decretos, Mensagens do Governo além de artigos do jornal A República e da revista Pedagogium (1921- 1925). O estudo evidencia que as políticas públicas privilegiavam a formação de docentes para a Escola Normal de Natal, espaço das práticas pedagógicas que produzem saberes e legitimam a instrução.Téléchargements
Références
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
BOLETIM PEDAGÓGICO. Diário do Natal, Natal, p. 1, 11 set. 1909.
AZEVEDO, Fernando. A transmissão da cultura. In: A cultura brasileira. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos; Brasília: INL, 1976.
BARBOSA, Ponciano. Quadro triste. A República, Natal, p. 1, 13 ago. 1914.
CASCUDO, Câmara. História da cidade do Natal. 3. ed. Natal: RN Econômico; Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, 1999.
LIMA, Nestor dos Santos. Um século de ensino primário. Natal: Tipografia de A República, 1927.
MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. Chicuta Nolasco Fernandes, intelectual de mérito. Natal: Editorial A República, 2006. (Série Educação e Educadores do Rio Grande do Norte, v. 2).
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Tradução por Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José António Sousa Tavares. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional, 1997.
MORAIS, M. A. C. de; SILVA, F. de L.
PEDAGOGIUM. Revista da Associação de Professores do Rio Grande do Norte. Natal: Tipografia de A República, 1921-1925.
RIO GRANDE DO NORTE. Relatório anual da instrução pública. Natal: Tipografia de A República, 1906.
RIO GRANDE DO NORTE. Atos legislativos e decretos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Decreto n. 239, de 15 de dezembro de 1910. Código de Ensino. Natal: Tipografia de A República, 1910. p.119-148.
RIO GRANDE DO NORTE. Lei n. 405, de 29 de novembro de 1916. Reorganiza o Ensino Primário, Secundário e Profissional. Natal: Tipografia de A República, 1917a.
RIO GRANDE DO NORTE. A reforma do ensino. Ligeiro comentário à Lei n. 405, de 29 de novembro de 1916. Reorganiza o Ensino Primário, Secundário e Profissional. Natal: Tipografia de A República, 1917b.
RIO GRANDE DO NORTE (1917c). Diretoria Geral de Instrução Pública. Registro de ofícios, n. 57, 1917. Natal. (Manuscrito).
RIO GRANDE DO NORTE. Atos legislativos e decretos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (1907-1913). n. 10. Natal: Tipografia de A República, 1907-1913.
RIO GRANDE DO NORTE. Departamento da Instrução Pública. Livro de atos da Diretoria Geral da Instrução Pública (1914-1919). Registro de atas e resoluções. Livro n. 2. Natal. (Manuscrito). 50f.
RIO GRANDE DO NORTE. Departamento da Instrução Pública. Registro de ofícios (1918-1920). Livro n. 5 (completo). Natal. (Manuscrito). 200f.
RIO GRANDE DO NORTE. Departamento da Instrução Pública. Registro das atas e resoluções (1919-1923). Livro n. 3. Natal. (Manuscrito). 50f.
RIO GRANDE DO NORTE. Livro de assinaturas de presença e atas do Curso de Férias (1925-1926). Natal, Manuscrito. 1926. 50f.
RIO GRANDE DO NORTE. Regulamento Geral do Departamento de Educação e Regimento Interno do Conselho de Educação. Decreto n. 265, de 24 de março de 1925. Manda observar e cumprir o regulamento do Departamento de Educação do Estado. Ato de 10 de março de 1925. Aprova e manda publicar o Regimento Interno do Conselho de Educação. Natal:
Tipografia da República, 1925.
SILVA, Francinaide de Lima. O Grupo Escolar Modelo Augusto Severo e a prática pedagógica de suas professoras (Natal/RN, 1908-1920). 2007. 63 f. Monografia (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.