MATURIDADE ÉTICA E IDENTIDADE MORAL: a construção na prática pedagógica

Auteurs

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3355

Résumé

Este artigo focaliza o problema de educar uma pessoa para a Maturidade Ética e a Identidade Moral. Maturidade Ética diz respeito ao ponto em que uma pessoa pode entender valores e agir de acordo com estes. Identidade Moral define uma pessoa que sabe quem ele ou ela é e que age de acordo com esta consciência. Maturidade Ética e Identidade Moral não são dons naturais e devem ser desenvolvidos por meio da Educação. Escolas devem refletir sobre programas de Educação Moral no currículo dos alunos com a finalidade de lhes oferecer a oportunidade de construir estas duas categorias. Pode ser dito que há Identidade Moral quando uma pessoa rege sua vida sobre valores morais. Identidade Moral revela que uma pessoa desenvolveu a maturidade ética.

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Publiée

2009-07-07

Comment citer

Sucupira da Costa Lins, M. J. (2009). MATURIDADE ÉTICA E IDENTIDADE MORAL: a construção na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, 9(28), 633–649. https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3355