MATURIDADE ÉTICA E IDENTIDADE MORAL: a construção na prática pedagógica
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3355Résumé
Este artigo focaliza o problema de educar uma pessoa para a Maturidade Ética e a Identidade Moral. Maturidade Ética diz respeito ao ponto em que uma pessoa pode entender valores e agir de acordo com estes. Identidade Moral define uma pessoa que sabe quem ele ou ela é e que age de acordo com esta consciência. Maturidade Ética e Identidade Moral não são dons naturais e devem ser desenvolvidos por meio da Educação. Escolas devem refletir sobre programas de Educação Moral no currículo dos alunos com a finalidade de lhes oferecer a oportunidade de construir estas duas categorias. Pode ser dito que há Identidade Moral quando uma pessoa rege sua vida sobre valores morais. Identidade Moral revela que uma pessoa desenvolveu a maturidade ética.Téléchargements
Références
ANATRELLA, T. Interminables adolescences, les 12-30 ans. Paris: Ethique & Société – Cerf/Cujas, 1991.
ANDERSON, D. Decadence: the passing of personal virtue and its replacement by political and psychological slogans, the social affairs unit. London: Crowley Esmond, 2005.
AQUINO, T. Textes sur la morale. Paris: Librairie Philosophique, 1998.
ARISTÓTELES. Étique à nicomaque. Paris: Flammarion, 1965.
BARS, H. Sujet et subjectivité selon Jacques Maritain. Les Études Philosophiques, Paris, p. 31-46, janv./mars 1975.
ERIKSON, E. H. Identidade, juventude e crise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
______. O ciclo de vida completo. Tradução de Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GIUSSANI, L. Il rischio educativo. Torino: Società Editrice Internazionale, 1995.
HALLPIKE, C. R. The evolution of moral understanding. Alton: Prometeus Research Group, 2004.
HAVIGHURST, R. O desenvolvimento da personalidade moral. Educação e Ciências Sociais, São Paulo, n. 8, p. 11-129, 1958.
HART, D. The development of moral identity. In: NEBRASKA SYMPOSIUM ON MOTIVATION GENDER AND MOTIVATION, 45., 1997. Nebraska. Proceedings... Nebraska: University of Nebraska Press, 1997. p. 165-196.
HUDE, H. Éthique et politique. France: Universitaires France, 1992.
INHELDER, B; PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. Tradução e Dante Moreira Leite. São Paulo: Pioneira, 1976.
LACOMBE, O. J. M. et al. Philosophie de l’être. Les Etudes Philosophiques, Paris, p. 69-78, 1975.
LINS, M. J. S. C. Educação e contemporaneidade: educação Moral na encruzilhada. Revista da FAEEBA, Salvador, ano 8, n. 12, p. 97-112, 1999.
______. Ética se aprende na infância. Cátedra, Rio de Janeiro, p. 3, 08 fev. 2004. Caderno 14.
MACINTYRE, A. After virtue. 2nd ed. Indiana: University Notre Dame Press, 1984.
______. Dependent rational animals why human beings need the virtues. Chicago: Open Court, 1999.
MCDONOUGH, G. P. Moral maturity and autonomy: appreciating the significance of lawrence kolhberg’s just community. Journal of Moral Education, v. 34, n. 2, p. 199-213, 2005.
MARITAIN, J. Rumos da educação. Rio de Janeiro: Agir, 1959.
______. Introdução geral à filosofia. Rio de Janeiro: Agir, 1968.
______. Neuf leçons sur les notions premières de la Philosophie Morale. Paris: Chez Pierre Tequi, 1951.
MARITAIN, R. As grandes amizades. Rio de Janeiro: Agir, 1954.
MUUS, R. Teorias da adolescência. 3. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.
PFROMM NETTO, S. Psicologia da adolescência. São Paulo: Pioneira; Brasília: MEC, 1976.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.