O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: ENCONTRO DE CERTEZAS E AMBIGÜIDADES
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3226Résumé
O texto analisa o discurso veiculado por protagonistas do movimento da matemática moderna em São Paulo, nos anos 60, considerando esse discurso como expressão de crenças, valores e objetivos e como instrumento para busca de adesão e apoio ao movimento. São examinadas as identificações que permitiram o convívio de diferentes práticas e visões sobre o ensino e a aprendizagem e diferenças que ficaram encobertas pelas ambigüidades do discurso veiculado. O texto argumenta que essa combinação de identificações e diferenças é relevante para a compreensão do alcance do movimento, em termos de divulgação de idéias e mobilização de professores.Téléchargements
Références
BECHARA, Lucília. Alguns dados sobre o desenvolvimento de um moderno planejamento de matemática, iniciado em 1962, na primeira série do Ginásio Vocacional do Brooklin – São Paulo (SP). In: GEEM. Matemática moderna para o ensino secundário. São Paulo, SP: IBECC, 1965.
______ . Entrevista à imprensa. In: LEAL, Isa. A matemática não é mais aquele tabu. Folha de São Paulo, São Paulo,SP, 26 out. 1968.
BÚRIGO, Elisabete Z. Movimento da matemática moderna no Brasil:
estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos
Porto Alegre, 1989. 286f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989.
DOCENTES assistem aulas. Estado de São Paulo, São Paulo,SP, [s.n.],11 dez. 1969.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e sociedade. São Paulo,SP: Moraes, 1986.
GEEM. Assuntos mínimos para um moderno programa de matemática para oginásio. In: _____. Matemática moderna para o ensino secundário. SãoPaulo,SP: IBECC, 1965a.
_____ . Assuntos mínimos para um moderno programa de matemática para o colégio. In: _____. Matemática moderna para o ensino secundário. São Paulo,SP: IBECC, 1965b.
GOUVEIA, Aparecida J; HAVIGHURST, Robert J. Ensino médio e desenvolvimento. São Paulo,SP: Melhoramentos, 1969.
MANDEL, Ernest. O capitalismo tardio. São Paulo,SP: Abril Cultural, 1982.
RIBEIRO, Maria Luisa S. O Colégio Vocacional “Oswaldo Aranha” de São Paulo.In: GARCIA, Walter E, (org.). Inovação educacional no Brasil. São Paulo,SP): Cortez, 1980.
SANGIORGI, Osvaldo. Matemática moderna no ensino: feliz encontro entre a lógica, a psicologia e a pedagogia. Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática, v. 7, n. 3, p. 75-9,out. 1964.
______ . Introdução da matemática moderna no ensino secundário. In: GEEM. Matemática moderna para o ensino secundário. São Paulo,SP: IBECC, 1965a.
______ . Entrevista à imprensa. In: O GEEM vem renovando o ensino de
matemática há quatro anos. Folha de São Paulo, São Paulo,SP, 3 nov. 1965b.
______ . Entrevista à imprensa. In: Matemática moderna torna o estudo maisacessível. Folha de São Paulo, São Paulo,SP, 6 fev. 1965c.
______ . Entrevista à imprensa. In:______ . Não é preciso fazer conta para estudar a matemática moderna. O Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 25mar. 1968.
SOARES, Flávia. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? Rio de Janeiro, 2001. 192f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2001.
UM PROGRAMA moderno de matemática para o ensino secundário. São
Paulo,SP: GEEM, 1965.
VALENTE, Wagner R. Uma história da matemática escolar no Brasil (1730-1930). São Paulo, SP: Annablume, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.